O SEO – Search Engine Optmization, ou otimização para sites de busca – é um conjunto de técnicas aplicadas dentro e fora de um site para que ele tenha o melhor desempenho possível na internet. Isso significa ter um melhor resultado nos mecanismos de buscas e, assim, atrair mais visitantes. Porém, o processo para implementar o SEO em um site é complicado e exige conhecimento do assunto. Por isso, é tão comum que se cometam erros graves na hora de otimizar um site. Confira os principais erros de SEO:

1. Não pensar a longo prazo.
Otimizar um site
é um processo contínuo. Modificações feitas hoje não trarão resultados amanhã, e sim daqui a 2 ou 3 meses. Seja paciente e persistente.

2. Pensar exclusivamente no conteúdo.
A Conceito Ideal considera que o conteúdo é a parte mais importante em uma estratégia de SEO. Todavia, não adianta ter um excelente conteúdo dentro de um site mal programado, com um layout fraco que não transmite credibilidade e sem a aplicação de tags, links internos, otimização de imagens, entre outros.

3. Falta de organização da informação.
As coisas mais importantes devem aparecer primeiro. Parece algo tão simples, mas muitas pessoas criam estruturas confusas e se esquecem de deixar claro o que oferecem, quais as principais vantagens dos seus produtos. Organize a informação dentro do seu site.

4. Usar um leque muito limitado de palavras-chave
Por mais que o seu interesse seja voltado principalmente para quatro ou cinco palavras-chave de pesquisa, trabalhar apenas com este leque é muito limitado. Procure entender a demanda e a disputa por estas palavras, pense em desdobramentos regionalizados e contextos mais específicos de uso. O Google Webmasters Tools é um grande aliado nesta análise.

5. Não realizar manutenções frequentes
Todo site precisa de manutenção. Seja na geração de conteúdo ou na linguagem de programação. Um dos piores erros em uma estratégia de rankeamento é deixar o site abandonado esperando que um dia o Google o encontre e, por caridade, coloque-o como resultado na primeira página de pesquisa.

6. Pensar que se é melhor que o concorrente e que isso basta
Você tem certeza que o seu produto ou serviço é melhor do que o do seu concorrente? Ótimo. Esta informação não afeta em nada o seu posicionamento em relação ao site do seu concorrente. Para que você ganhe as posições no Google é necessário convencer o sistema de busca que o seu site é melhor e está mais bem preparado para esta disputa. O fato de seu produto ou serviço ser melhor do que o da concorrência pode ser valorizado na comunicação diretamente com o cliente por meio de mídias sociais. Quanto mais pessoas falarem da sua marca e construírem links pela rede, melhor.

7. Não investir em redes sociais
Manter páginas oficiais em redes sociais como o Facebook e Google + é fundamental para uma boa estratégia de rankeamento. Atualmente, o número de curtidas e compartilhamentos afeta diretamente o desempenho de um site no posicionamento orgânico. Criar e postar conteúdos com frequência ajuda na construção de links para o site.

8. Usar linguagem de programação inadequada
O Google precisa ler corretamente as páginas de um site para que as armazene e classifique em seu algoritmo de busca. Fazer um site lindo, repleto de recursos gráficos, e com um excelente conteúdo dentro de uma linguagem como o flash não adianta nada.

9. Não se preocupar com a hospedagem
Aqui o barato sai caro. Muitas empresas, com o intuito de economizar, hospedam o seu site no servidor mais barato possível e não se preocupam com a reputação dos sites que compartilham aquele espaço. Servidores lentos, que vivem caindo e sempre apresentam bugs arrastam os sites para o final da fila do Google.

10. Não criar uma estratégia para link building
Seu site precisa de links. Se o seu conteúdo for bom, os internautas podem passar a criar links de forma espontânea, ajudando você neste processo. Todavia, é mais comum que, no início do processo, esta ação seja feita de forma mais ativa: incentive seus clientes e fornecedores a criarem links nos seus respectivos sites para o seu, cadastre o seu site em diretórios de pesquisa regionais, participe de blogs, fóruns e listas de discussão com conteúdos consistentes e indique o seu site como fonte de referência para futuras pesquisas.

11. Não contratar um profissional especializado
O erro mais comum ao tentar rankear um site é optar por não contar com a experiência de um profissional especializado na área. Os algoritmos do Google sofrem modificações a cada 15 dias e, se você não é da área, acompanhar e entender as mudanças que acontecem pode tomar muito tempo. Aplicar os conceitos de forma equivocada pode trazer prejuízos rapidamente.

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

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