Sua empresa já tem site, blog, conta no YouTube, Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn. Ufa! Quantas páginas para se administrar. Mesmo assim, por que não está seu querido site na primeira página do Google? Calma, caro empreendedor, há uma solução para seu problema, trabalhosa e eficiente – e que o próprio Google oferece.

Antes de colocar seu site na primeira página do Google, é preciso antes entender como funciona o sistema de buscas na internet. Os sites de pesquisa, como o Google, têm vários computadores que rastreiam e indexam, ou seja, fazem cópias de todas as páginas da web e as incluem nos resultados de pesquisa. Quando digitamos uma palavra no campo de busca, as máquinas pesquisam esse termo nesse registro e apresentam os resultados mais importantes, selecionados a partir de 200 critérios, que influenciam o posicionamento do seu site na primeira página do Google.

Calma, o número 200 parece enorme, mas usá-los para colocar seu site na primeira página do Google não é impossível. O primeiro passo é descobrir se seu site foi indexado ou não pelo Google. Formulários, conteúdos em Flash ou Javascript, imagens sem descrição, todos esses fatores podem atrapalhar a indexação. Para saber se seu site tem essas características ou não, você pode usar um navegador de texto, o Lynx, ou de imagens, com o Flash e o Javascript desativados, para visualizá-lo. Mudar o nome do arquivo e o texto alternativo da imagem são uma solução.

Site na primeira página do Google, site no topo do Google, rankeamento Google - SEO e Otimização de Sites - Conceito Ideal
Você pode baixar o Lynx de graça, mais uma ferramenta que te ajuda a colocar seu site na primeira página do Google.

A URL do site pode ser um problema, caso ela tenha vários parâmetros de sessão ou faça vários redirecionamentos. O servidor e o Protocolo de Exclusão de Robôs, mecanismo que impede indexações do Google, também podem atrapalhar. Veja se o arquivo “robots.txt”, o próprio protocolo, do seu site não está bloqueando a indexação. Isso tornará mais fácil colocar seu site na primeira página do Google.

Treinamento para ser campeão

Depois de analisar o seu site, hora de usar a indexação para que por seu site na primeira página do Google. O próprio Protocolo de Exclusão de Robôs pode fazer isso, com o arquivo em .txt. Ele controla o acesso ao site e você pode editá-lo e especificar o que aparece ou não no Google, já que os principais mecanismos de busca na internet seguem as instruções do “robots.txt”.

Os robôs também usam meta tags, linhas de código HTML que descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. Você pode incluir meta tags na sua página HTML e controlar como ela é indexada, o que facilita aparecer seu site na primeira página do Google. O “robotx.txt” é mais adequado para controlar o todo do site, enquanto as meta tags são melhores para arquivos específicos.

Verifique como os resultados aparecem na pesquisa do Google. Geralmente eles aparecem com um snippet, um pedaço do texto do site, e um link indexado em cache, uma cópia da indexação feita pelo Google. Isso é essencial para atrair acessos e colocar seu site na primeira página do Google, já que o snippet mostra a importância do seu site para a pesquisa do usuário e o link em cache é uma opção para um site fora do ar ou sobrecarregado.

É hora de caprichar no conteúdo, que deve ser exclusivo e útil. Faça títulos descritivos e um texto fluido e objetivo, nada de copiar conteúdo dos outros. E sempre tenha em mente que termos as pessoas vão usar para chegar ao seu site e inclua-os no texto. Tudo isso para alcançar o pódio e colocar seu site na primeira página do Google.

Acompanhamento físico

Pronto! Sua página está em forma e finalmente aparece seu site na primeira página do Google. Agora é hora de fazer uma manutenção para que ele não perca o preparo físico. Tenha sempre em mente os visitantes e envolva-os no seu site, crie conteúdos criativos e relevantes, verifique os termos que trazem acessos a sua página (o próprio Google fornece ferramentas para isso) e forneça links claros e bem posicionados no seu texto. Assim você não perderá o fôlego e manterá seu site na primeira página do Google.

Leia mais sobre como colocar seu site na primeira página do Google:
Como colocar meu site na primeira página do Google fácil, rápido e barato?
Quais fatores que afetam a classificação de um site no Google?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.