Até pouco tempo atrás, era comum profissionais incluírem palavras-chave em excesso visíveis apenas no código com o objetivo de enganar os mecanismos de busca e, assim, ganhar posições nos resultados. No entanto, nos dias de hoje, tais buscadores contam com algoritmos capazes de identificar facilmente esse tipo de prática, conhecida como keyword stuffing, e puni-las. Assim, a alternativa mais recomendada é compreender a totalidade das regras e, então, aplicar a técnica de densidade de palavras-chave correta para um texto SEO.

Mas, o que é e como calcular a densidade de palavra-chave?

A densidade é a porcentagem da quantidade de vezes que uma palavra-chave é utilizada, pelo número total de palavras contidas no texto. O cálculo, portanto, é: (nº das palavras-chaves / total de palavras) x 100.

Por exemplo, se o texto tem 500 palavras ao todo e a palavra-chave foi mencionada cinco vezes, a sua densidade de palavras-chave é de 1%.

Como saber se a densidade está adequada para um texto SEO?

Como você viu, palavras-chave em excesso podem acarretar em punição, mas, por outro lado, saiba que sua escassez, dificulta alcançar melhores resultados de otimização. Por isso, é importante ficar sempre atento(a) a esse fator e encontrar um equilíbrio. Sendo assim, anota aí: a densidade de palavras-chave ideal deve ser entre 1% e 3%.

Ah, antes de se preocupar com a densidade, lembre-se que o primeiro passo é fazer uma pesquisa de palavras-chave para identificar as mais adequadas. Na escolha, considere questões como volume de busca, dificuldade de rankeamento, etapa do funil que essa palavra-chave representa e posicionamento atual do seu site para a palavra. Explore também, palavras-chave secundárias a fim de expandir seu campo semântico.

Aliado a isso, você deve priorizar conteúdo de qualidade, relevância e leitura agradável. Nesse sentido, conhecer o público-alvo, isto é, suas características, hábitos de consumo e necessidades, é crucial para obter sucesso ao implementar técnicas de SEO.

Como criar páginas relevantes para o Google e com boa densidade de palavras-chave?

Contrariando a máxima sobre a necessidade de desenvolver textos enormes, a Conceito Ideal alerta: mais importante do que se preocupar com a quantidade de caracteres é elaborar materiais de qualidade, certo?

Então, não abra mão de entregar conteúdo rico ao seu público. Dessa maneira, você ganhará seguidores/leitores e o aumento do tráfego também indicará ao Google que o seu canal é relevante.

E mais: ao desenvolver seus materiais, insira as palavras-chave em locais estratégicos como:

  • Título;
  • Primeiro parágrafo;
  • Subtítulos (ao menos um);
  • Legendas de imagens.

Leia também: Quanto tempo leva para fazer otimização de sites? 

Que tal contar com profissionais experientes para aumentar as suas chances de aparecer nas primeiras posições do Google?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.