Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2015 indicou que o medo de ser enganado ao realizar compras online é cada vez menor. Somente 8% dos entrevistados afirmaram não comprar pela internet por terem receio de não receber o produto ou serviço.

Embora a confiança e satisfação dos usuários estejam altas é fundamental que os consumidores permaneçam atentos no momento de escolher uma empresa no ambiente online, pois assim como o volume de compras aumenta, cresce também os índices de golpes realizados por companhias de fachada.

A boa notícia é que há alguns cuidados que você pode tomar para evitar ser vítima de um crime virtual. Confira as dicas a seguir e veja como saber se uma empresa online é confiável!

 01 | Busque avaliações de clientes

Leia as avaliações dos clientes e analise o que dizem sobre a empresa. A partir da opinião de alguém que já teve uma experiência de compra ficará mais fácil identificar se a empresa é confiável, se realmente entrega o produto ou serviço, se cumpre prazos e assim por diante.

Além disso, verifique comentários no Google, em redes sociais e, inclusive, no Reclame Aqui. Ao contrário de blogs e sites pessoais, plataformas de avaliação costumam fornecer uma visão realista das opiniões, sem aplicar filtros ou censuras.

 02 | Entre em contato com clientes para avaliar a veracidade da avaliação

Quando possível, ligue para alguns clientes e certifique-se que realmente realizaram alguma negociação com a empresa em questão e se de fato atuam com o serviço ou produto informado. Aproveite a oportunidade para verificar a percepção do cliente quanto ao resultado final.

 03 | Atenção a ofertas muito generosas

Aspectos como comodidade, preços baixos e facilidade de comparar produtos de marcas concorrentes, geralmente, são os principais motivos para a realização de compras no meio online. Porém é fundamental utilizar ferramentas que mostrem a variação de preços ao longo de um determinado período para identificar se as ofertas estão muito discrepantes da realidade do mercado.

04 | Verifique se o número de telefone e endereço são legítimos

Caso não haja nenhuma maneira de contatar a organização fora do meio digital, desconfie. Lembre-se que ter apenas um domínio em um site e um email com o possível nome da empresa não são garantias, pois podem ser facilmente conseguidos, independentemente da informação ser verídica.

 05 | Procure se o mesmo site é utilizado para divulgar a empresa em outras cidades

Utilize o mesmo termo de busca e acrescente um nome de cidade diferente para verificar se encontra a mesma página virtual é aplicada para outra região. Caso encontre template e conteúdo replicados, também desconfie. É comum copiarem páginas de empresas falsas para ampliar o golpe para outras localidades.

 06 | Analise quão profissional é o site da empresa

Navegue pelo site e avalie questões como aparência, conteúdo e fotos. Layouts mal desenvolvidos e erros gramaticais podem significar alertas. Sites de empresas falsas, em geral, contém pouco conteúdo e não dispõem de fotos do local, funcionários ou produtos reais, utilizando apenas fotos de bancos de imagens.

07 | Cheque os termos e condições de uso e pagamento

Empresas legítimas costumam ter termos e condições de uso disponibilizados de maneira clara no próprio site. Caso encontre essa informação, leia atentamente e observe se há algum tipo de incoerência. Também avalie as formas para pagamento. Se aceitarem apenas pagamentos por meio de medidas inseguras, fique atento(a). Por outro lado, se disponibilizarem opções seguras como o PayPal que permite reaver o investimento, podem ser ótimos indicativos de que a empresa é confiável.

 Quer mais dicas de como saber se uma empresa online é confiável? Confira abaixo:

  • Ao analisar comentários na internet, tente observar padrões entre as respostas. Lembre-se que esses comentários também podem ser forjados ou manipulados, por isso é importante analisar em mais de uma plataforma;
  • Tome cuidado com as suas informações e forneça apenas o que for estritamente necessário. Caso perceba qualquer inconsistência, saia do site e busque outras empresas que ofereçam o serviço e demonstrem mais segurança;
  • Tenha em mente que pequenas empresas podem não conter anúncios ou sites mais bem elaborados simplesmente por falta de recursos financeiros. Portanto, é importante analisar um conjunto de fatores antes de tomar sua decisão.

Viu só como é possível prevenir golpes e identificar empresas confiáveis na internet? Para você que quer conferir outras dicas ou saber como tornar a sua empresa mais confiável, confira os artigos indicados a seguir:
Como transmitir confiança da minha empresa aos clientes?
5 dicas para identificar sites falsos
Como desenvolver sites que ajudem a sua empresa a transmitir mais credibilidade?

 Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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