Ao realizar compras ou buscar por soluções, os clientes costumam recorrer a empresas que já conhecem ou que foram indicadas por pessoas conhecidas. Porém, quando surge a necessidade de encontrar uma nova empresa, os consumidores levam em consideração inúmeros elementos na tentativa de se certificar que a companhia realmente é confiável.
Nos casos em que as compras são realizadas em ambiente online, as dúvidas e incertezas normalmente são ainda maiores do que em lojas físicas. Por esse motivo, as empresas precisam investir em mecanismos que ajudem os clientes a solucionar dúvidas e sanar qualquer tipo de percepção de insegurança. Esta iniciativa é crucial para conquistar clientes ou perdê-los de vez.
Pensando nisso, a Conceito Ideal levantou algumas sugestões de como fazer com que a sua empresa (virtual ou física) transmita confiança aos seus possíveis clientes e aumente a rentabilidade do seu negócio. Veja a seguir!
01 | Canais de contato
Para transmitir confiança e credibilidade à sua empresa é fundamental disponibilizar canais de contatos para que o seu cliente possa buscar mais informações por meio de telefone, chat, redes sociais e site. Além de disponibilizar os recursos, é importante garantir que todos os canais possuam uma identidade visual única e contem com profissionais altamente capacitados e educados.
02 | Site com layout e conteúdo profissionais
Desenvolver um site com layout e conteúdo profissionais também são medidas essenciais para transmitir credibilidade e confiança ao consumidor. Nesse sentido, considere a apresentação dos produtos ou serviços de forma que chame a atenção, explore imagens de boa qualidade e produza conteúdos claros e sem erros gramaticais. Cada detalhe pode ser contado a favor ou contra à imagem da sua empresa.
03 | Estimule seus clientes a avaliarem sua experiência com a empresa
Considerar as opiniões dos clientes é algo extremamente estratégico e importante para as empresas. Segundo pesquisa Total Retail Survey 2016, realizada pela PwC, 56% dos brasileiros afirmam já serem influenciados por avaliações, comentários e feedbacks durante sua jornada de compra online.
Outra pesquisa realizada pela Amazon, também em 2016, confirmou o resultado acima, demonstrando que 55% das pessoas entrevistadas que buscaram um determinado produto no site fizeram devido à possibilidade de acessar os comentários dos outros consumidores e 99% desses consumidores afirmaram que ler os reviews publicados é um fator determinante para a decisão da primeira compra.
Embora todos saibam que sempre há a possibilidade de manipular uma presença online, excluindo, por exemplo, críticas negativas, a recomendação é que nunca se utilize esse tipo de recurso. Pelo contrário, a sugestão é responder ao cliente e verificar quais aspectos ocasionaram a sua insatisfação. A partir disso, buscar alternativas para reverter o quadro é uma maneira de reconquistar a confiança da pessoa e demonstrar transparência nas informações.
04 | Cadastre a sua empresa no Google
Muitos consumidores recorrem ao Google para analisar comentários ou informações adicionais sobre a empresa e identificar se encontra algo de suspeito. Por isso, quanto mais dados você disponibilizar, aliados aos comentários deixados por seus clientes, mais credibilidade transmitirá.
05 | Mantenha preços compatíveis com o mercado
Ter o preço discrepante com o praticado no mercado costuma gerar desconfiança em muitas pessoas. Portanto, a dica é realizar pesquisas constantes para avaliar os hábitos dos concorrentes e, ainda que o objetivo seja implantar promoções, praticar preços compatíveis para produtos e serviços similares – sem alto grau de diferenciação. Lembre-se que, na percepção do consumidor, se o preço está muito abaixo do padrão, naturalmente, haverá desconfiança.
06 | Atendimento de qualidade
A propaganda boca a boca ainda é extremamente efetiva para divulgar empresas. Quando um cliente chega até você por indicação e realmente está buscando soluções que a sua empresa atende, os índices de conversão são altíssimos. No entanto, para atingir esse nível de confiança é fundamental garantir um atendimento de qualidade.
Além disso, em meio a tanta concorrência, as empresas precisam ouvir as opiniões de seus clientes e compreender suas experiências para desenvolver estratégias eficientes para conquistar e fidelizar o público. Estar próximo do cliente é sempre uma excelente maneira de tornar o negócio mais confiável e, também, mais rentável.
#Dica bônus
Invista em ações de SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados para que o seu site seja facilmente ranqueado nos mecanismos de busca do Google e aumente o tráfego de visitas. Quanto mais a sua empresa for vista e transmitir credibilidade, maiores serão as chances de conversão em vendas.
Gostou das dicas e quer saber mais? Confira os artigos indicados a seguir:
Como saber se uma empresa online é confiável?
5 dicas para identificar sites falsos e evitar golpes na internet
Como desenvolver sites que ajudem a sua empresa a transmitir mais credibilidade?
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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