O conteúdo é o aspecto mais importante de um site. É por causa das informações que você pode fornecer que alguém visita o seu site e decide se vai (ou não) retornar. Para atrair esses potenciais visitantes você deve desenvolver os textos com base nas seguintes perguntas:
“O que as pessoas perguntam sobre os meus produtos e serviços?”
“Quais são as palavras-chave ou as frases que as pessoas vão digitar nos buscadores para encontrar os meus produtos e serviços?”
“O que as pessoas precisam saber sobre a minha empresa?”
“Quais são os meus diferenciais de mercado?”
Responda essas perguntas com textos de qualidade, distribuídos pelos diversos links do seu site. Pense de forma ampla. Use fóruns, blogs, links de notícias, vídeos, manuais de utilização, descritivos de produtos e serviços, FAQ (Perguntas frequentes) e o que mais a sua imaginação permitir.
Na redação destes textos, você pode seguir estas recomendações:
1. Originalidade.
Produza conteúdos originais focados nos interesses dos seus clientes. Não copie e cole de outros sites, pois os buscadores conseguem identificar textos “clonados” e darão sempre preferência para quem publicou antes.
Isso não significa que você não pode usar dados e informações de outras fontes. Use, mas citando referências e procure dar uma nova visão, um outro enfoque.
2. Conteúdo recente.
Aproveite as oportunidades e brechas do contexto atual. Use dados e informações que estão sendo pauta na mídia e gere conteúdos para o seu site. Os buscadores dão preferência a textos recentes e com a participação dos internautas.
3. Use palavras e frases chave de interesse.
As buscas na internet são feitas através de palavras-chave. Assim, elas precisam ser o foco principal sempre que você estiver escrevendo um novo texto.
No exemplo da agência Conceito Ideal, você pode verificar que nós sempre trabalhamos com conteúdos que se relacionam diretamente com as palavras-chave que nós temos interesse: site, criação de sites, desenvolvimento de site, design, design gráfico, webdesign, mídias sociais, comunicação, publicidade, propaganda, mídia, folders, flyers, marcas, identidades visuais….
Quanto mais conteúdo você tiver em seu site com as suas palavras-chave, melhor. Os buscadores vão reconhecer isso e dar mais prioridade na pesquisa. Todavia, não adianta nada escrever apenas um texto sem qualidade repetindo aleatoriamente as palavras-chave.
4. Texto bem escrito.
Use frases curtas e parágrafos enxutos. Coloque na prática o seu poder de síntese, mas não se prenda a um número X de caracteres. Use a quantidade de texto necessária para transmitir corretamente a sua mensagem. Evite erros de grafia, concordância e pleonasmos.
5. Use a linguagem do seu público-alvo.
Seu público-alvo é formal? Tradicional? Adulto? Infantil? Use a linguagem que o seu público entende. E, se isso implicar em ir de um vocabulário técnico a utilização de gírias, não esqueça de colocar links com pequenas explicações para aqueles que possam não entender de determinado assunto.
6. Elabore listas
Sempre que possível, simplifique suas ideias e dê exemplos. Use listas com passos e etapas a serem seguidas, como se estivesse repassando uma receita de bolo. As pessoas têm mais facilidade de entender desta forma.
7. Use links, gráficos e imagens.
Evite blocos de textos muito grandes sem nenhum recurso gráfico ou de interatividade. As pessoas se cansam rapidamente de ler na internet. Por isso, manter o interesse delas é sempre um desafio.
8. Use vídeos, slides, manuais, catálogos e pdfs entre outros.
Eles não são conteúdos que terão a mesma indexação pelos buscadores como os textos corridos dentro da própria página na internet, mas são ótimos recursos visuais.
9. Ofereça benefícios e convide o internauta a ação.
Pense em alternativas para que os títulos dos seus textos tenham chamadas atraentes e ofereçam benefícios ao seu público-alvo.
Exemplo: Você está lendo este tópico pois foi levado a entender que nós o ensinaríamos diretrizes para criar conteúdos para o seu site. É uma forma prática de explicar como usar os benefícios.
Ao final dos seus textos, convide as pessoas a realizarem uma ação: “compre agora”, “solicite um orçamento”, “faça a sua inscrição”, “crie a sua conta”, “agende uma visita”, “entre em contato”.
Deixe claro o que você espera que o internauta execute.
10. Manutenção.
Seu conteúdo deve ser vivo, dinâmico e atualizado. Precisa ser interessante para que as pessoas retornem ao seu site e para que as ferramentas de busca identifiquem alterações com certa frequência. Assim, constantemente, releia suas publicações, insira novas imagens, links e atualize dados.
Seguindo estas dicas seu site terá um desempenho muito melhor na internet.
Precisa desenvolver um site ou renovar o seu antigo? Conheça nossos planos de Criação de Sites e solicite um orçamento com a Conceito Ideal.
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.