Landing pages ou páginas de destino funcionam como iscas digitais e têm como objetivo transformar o tráfego em leads e, posteriormente, em clientes. As landing pages permitem captar informações básicas de contato de uma pessoa potencialmente interessada em uma solução que a empresa oferece, compartilhando, em troca, algum material de qualidade ou, ainda, uma demonstração.

Neste artigo você irá conferir dicas importantíssimas de como desenvolver uma página de destino. Veja a seguir e faça as suas anotações!

Passo 01 | Elaboração do formulário

O formulário é o elemento de conversão de uma landing page, pois é nele que o público, até então desconhecido, irá preencher seus dados de contato para que a empresa possa abastecer a sua base de dados e estabelecer um relacionamento ou mesmo uma venda.

Exatamente por ser um dos aspectos mais importantes, é necessário planejar com cuidado e avaliar quais informações são realmente necessárias para solicitar ao futuro lead. Um ponto de atenção aqui é considerar que o excesso de campos ou a solicitação de dados muito pessoais como o CPF, podem assustar o usuário e resultar na sua perda. Por outro lado, a escassez de informações pode inviabilizar as iniciativas da empresa. A dica é manter sempre um equilíbrio.

Passo 02 | Definição da oferta

Em Inbound Marketing, oferta são conteúdos originais ou serviços que serão utilizados para ajudar o seu público a evoluir no seu funil de vendas. Isso significa que, ao definir uma oferta, você está criando oportunidades para que seus visitantes conheçam mais sobre o seu negócio e soluções. Dentre as principais ofertas utilizadas, temos e-books, vídeos, guias explicativos, ingressos, demonstrações ou amostras.

Passo 03 | Título e subtítulo da oferta

Em geral, os usuários apenas visualizam os textos, mas não leem de fato todo o conteúdo. Por isso, desenvolver título e subtítulo atrativo é essencial para garantir que o público se interesse pelo conteúdo para descobrir como se beneficiar com a oferta. O título sempre deve resumir a oferta de maneira persuasiva.

Passo 04 | Explore imagens e vídeos

A imagem tem uma função especial de tornar a página mais atrativa e de demonstrar, de forma visual, o que está sendo ofertado e quais são os seus benefícios. Para isso, considere imagens com boa qualidade e que estejam entre 100 e 200 kb. Outra opção é substituir imagens por vídeos curtos e explicativos.

Passo 05 | Descrição sedutora

Assim como o título e o subtítulo, essa descrição é mais uma oportunidade de oferecer argumentos para que o seu público adquira a oferta. Procure compreender as principais dificuldades e quais fatores poderiam ser decisivos para a tomada de decisão desse visitante e explore esses aspectos de maneira clara e, sempre que possível, em formato de bullets points ou ícones.

Neste passo, você também pode incluir depoimentos de compradores como estratégia para transmitir segurança e credibilidade, além de reforçar a autoridade da sua empresa em determinado assunto.

Passo 06 | Call to action

O CTA de uma landing page pode ser visto como o indicador de sucesso da sua página. Isso porque, o clique do seu visitante significa que cada detalhe executado cumpriu sua função de despertar o interesse do público pela oferta. A dica aqui é aplicar o seu call to action dentro de um botão, evidenciando o resultado do preenchimento do formulário (“quero receber – oferta – gratuitamente”, por exemplo).

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