1 – Legibilidade. Um bom site contempla um esquema de cores coerente que equilibra a identidade visual da empresa e um padrão de tipografia que torna a leitura agradável. Neste contexto, é importante também que o seu site tenha hierarquia clara de conteúdos e em casos de textos grandes, que a página não seja poluída visualmente.

2 – Navegabilidade. Links e conteúdos tem que estar facilmente acessíveis e claros para o internauta. Tudo o que for link tem que ter cara de link, e indicar que é “clickável”.

Sites com muito apelo gráfico, feitos em flash, normalmente possuem muitos links distribuídos no layout, alguns não tão facilmente identificáveis. Apesar de o trabalho ficar muito bacana e interativo, pode não ser tão intuitivo.

Assim, teste, teste e teste novamente o seu site com usuários que não participaram do processo de construção para aferir diferentes reações.

3 – Rapidez. A velocidade de um site na internet depende principalmente de cinco fatores principais: o servidor onde o seu site está armazenado, a velocidade da internet do usuário, a capacidade de processamento do computador utilizado, o navegador escolhido, e, por último, do peso do site em si.

Destas variáveis, as únicas que você pode controlar são: o servidor e o peso do seu site, por isso, escolha uma boa empresa de hospedagem e deixe o seu site leve. Evite encher o site com animações, widgets, fotos ou ilustrações desnecessárias. Nesse sentido, menos é mais. Se for para encher o seu site com algo, que seja com conteúdos relevantes e de qualidade.

Se você não estiver convencido com essa informação, deixe seu site leve pois as pessoas simplesmente odeiam esperar. O Google tem um contador que indica a taxa de rejeição de sites. Sites que são fechados em menos de 10 segundos (seja porque ele demorou a carregar ou porque a pessoa que entrou simplesmente não gostou do que viu) entram nessa contabilidade e prejudicam o seu desempenho na internet.

4 – Manutenção constante. Manutenção na internet é investimento e não despesa. Você joga dinheiro fora quando paga para fazer um site e depois deixa ele abandonado na internet. Um site ativo está mais propenso a trazer novos negócios. Entra como parte dos investimentos de comunicação e precisa ter uma estratégia específica de divulgação. Caso contrário, as únicas pessoas que vão entrar no site da sua empresa serão aquelas que o conhecem pessoalmente e pegaram o seu endereço eletrônico no seu cartão de visitas.

Até mesmo nesse contexto é importante deixar claro que a manutenção não é apenas focada em conteúdos. Ela é indicada para o site como um todo verificando a existência de links quebrados, problemas de visualização em diferentes navegadores e desenvolvendo novas ferramentas a partir da interação dos internautas.

5 – Foco no cliente. A base de toda comunicação eficiente é procurar conhecer o cliente, entender as suas necessidades e desejos e fornecer aquilo que ele quer. Para entender essa relação não é necessário ser um bam bam bam do Marketing.

Faça seu site para o seu cliente. No nosso caso, para os clientes do nosso cliente. Que assuntos dentro do seu universo de trabalho os interessariam? De que forma eles procurariam por isso na internet? Com quais palavras-chave? Ponha-se no lugar dele e pense em buscas diretas e indiretas para o seu serviço.

6 – Contato facilitado. Não esconda seu telefone, e-mail, endereço, ferramenta de suporte online ou qualquer outra informação. Pelo contrário, crie formulários para facilitar a sua coleta de dados e indicar pontos que são importantes para a sua empresa em cada contato. A única regra nesse sentido é tentar não pedir informações excessivas pois, a não ser casos de compras on-line, os internautas não estão dispostos a passar muitas informações pela internet por questões de segurança.

7 – Interatividade. Um bom site tem espaço para que seus clientes participem dando sugestões, criticando, jogando, criando e compartilhando experiências com a sua marca.

8 – Funcionalidade. Sem trocadilhos, seu site tem que funcionar em todos os navegadores considerados modernos sem apresentar problemas. Antes de publicar, teste.

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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