Sites, assim como outras peças de comunicação, baseiam-se em tendências de mercado. São elas que indicam padrões de cores, fotos, ilustrações, tipografias e diagramação. Todavia, não é somente através de tendências que construímos os layouts. Para nossos clientes, consideramos, prioritariamente os seguintes fatores:
– Personalidade da empresa, da marca, ou do profissional
É possível transmitir um pouco (ou muito) da personalidade da empresa através do layout. A combinação de cores, a escolha de tipografia, as imagens, os gráficos e a diagramação somados podem construir um ar sério ou despojado, tradicional ou moderno, mostrando uma empresa de visão e presença ou apenas informar que você é mais um no mercado.
Considere o seu site como a sua embalagem na internet. Imagine que você está disputando o espaço em uma prateleira virtual. A embalagem mais bonita não é sempre mais atraente?
Cores mais fortes como o vermelho e o laranja podem dar um aspecto mais agressivo; azul e cinza transpassam credibilidade; verde e tons de amarelo algo mais natural; preto, chumbo e marrom tradição e elegância.
A tipografia também compõe esse processo. Fontes serifadas são mais indicadas para textos longos, e devem ser dispostas em parágrafos curtos e soltos (não justificados). Fontes alongadas e sem serifas ficam melhores em títulos. Elas passam noções de limpeza, modernidade e dinamismo.
Na composição de um layout, sempre que possível, procuramos trabalhar com elementos que representem a empresa e que mostrem a preocupação que temos com os detalhes. Assim, inserimos texturas, ícones, símbolos, ilustrações e gráficos que facilitem a compreensão da mensagem pelo cliente final e favoreçam a sua formação de opinião à favor da empresa.
– Diagramação e hierarquia
Um site tem que ser clean. Sua solução gráfica deve ser simples, porém não simplória. E a linha que separa esses dois conceitos é extremamente tênue.
Colocar muitas chamadas e caixas de texto, pop ups, balões, quadradinhos piscando, animações e afins vai deixar o site poluído e pesado. Se o internauta já está no seu site a etapa mais importante para atraí-lo já foi percorrida. Por isso, deixar a marca gigante e querer que absolutamente tudo chame a atenção não vai fazer diferença para quem está navegando. Pelo contrário, sem hierarquia e facilidade de encontrar informações seu potencial cliente pode simplesmente apertar um botão e fechar a janela.
Por outro lado, a falta de elementos pode deixar a sua página “pelada” e transmitir a sensação de que você não tem muito a informar, pouco a acrescentar.
– Fotos de qualidade
A qualidade de imagem faz diferença em um layout. Muitas vezes construímos sites muito bonitos e expressivos que são destruídos quando inserimos imagens escuras, desfocadas, de pessoas e/ou objetos com as quais nosso público-alvo não se identifica.
É muito comum o cliente falar “Ah, para isso eu tenho muitas fotos” e na hora de fazermos a seleção praticamente nada se aproveitar. Apesar de uma sessão de fotos com um bom tratamento de imagens ser muito mais dispendiosa, o investimento vale a pena quando analisamos o resultado final.
Nunca podemos esquecer que mesmo através da internet estamos vendendo sonhos. Se não encantarmos os internautas eles não comprarão o que quer que seja que estivermos oferecendo.
– Legibilidade
A legibilidade é um fator crucial. Principalmente para conteúdos longos.
O tamanho da fonte, as cores de contraste e os fundos precisam ser projetados para facilitar a leitura. Fundos claros contrastam e combinam com fontes escuras. É uma opção segura.
Sobreposições de azul com vermelho, verde e vermelho, amarelo com roxo, laranja com azul, rosa com roxo e similares devem ser evitadas a todo custo em grandes massas de texto, mas podem ser interessantes em títulos. Tudo varia conforme os tons e tamanhos escolhidos. Neste sentido, são necessários muitos testes.
– Navegabilidade
Sites precisam ser fáceis de navegar. O que for link tem que ter cara de link e as informações precisam ser fáceis de encontrar. Tudo o que tiver muitos níveis de profundidade de acesso pode acabar não sendo visto pelas aranhas dos sistemas de busca e não ser devidamente indexado.
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