Quais_as_principais_vendas_online– Ser organizado para poder facilitar a busca de produtos;

Independente de se tratar de um site institucional ou uma loja de vendas on-line, todo site precisa ter uma hierarquia, para que o internauta encontre facilmente o que procura e que possa comparar opções.

Se o seu site comercializar muitos itens, divida-os em categorias e subcategorias. Deixe áreas de destaque para promoções, lançamentos, notícias e demais conteúdos de interesse do público potencial.

– Ter um layout leve e agradável que não afugente seus clientes potenciais;

Se você quer que tudo chame a atenção, nada irá chamar a atenção no seu site. É uma questão, novamente, de hierarquia com um pouco de bom senso e bom gosto. Escolha cores agradáveis e sóbrias para transmitir mais segurança como: branco, cinza, preto, marrom escuro, verdes e azuis. Cores chamativas como amarelo, laranja, rosa ficarão melhores em espaços limitados como banners.

– Ter um layout adaptado que possa ser lido em celulares, i-pads, i-phones e demais plataformas;

A internet no celular ainda é lenta e são poucos os sites que têm opções de aplicativos específicos para rodar nestes tipos de equipamentos. Todavia, esta ainda é uma realidade momentânea. Por isso, saia na frente e prepare-se em antecipação.

– Ter uma boa ferramenta de busca;

As pessoas têm preguiça de procurar por informação. Assim, facilite processos criando uma ferramenta de busca interna que seja eficiente, contemplando diversos padrões de resposta. Usar ferramentas externas pode incentivar pessoas a saírem do seu site.

– Sugerir produtos associados para compras;

Muitas vezes aquilo que o seu cliente potencial está procurando não é a melhor solução ou resposta para o que ele quer resolver. Assim, cruze informações sobre os seus produtos e sugira mais opções de compra. Seu cliente pode acabar comprando mais, e terá a sensação de que está comprando melhor.

– Permitir acesso a algumas páginas do conteúdo para verificar se o material realmente interessa;

No caso de livros e e-books, sendo técnicos ou não, sempre permita que os seus clientes deem uma espiadinha no conteúdo para ver se o produto é realmente aquilo que eles procuram. Empresas do ramo criam PDFs padrão com as primeiras 10 páginas e mais a contra capa.

– Ter bons preços:

Uma estrutura on-line presume menores custos do que estruturas físicas de lojas em shoppings, vendedores, revendedores, etc. Por isso, os internautas esperam que os valores praticados em uma loja virtual sejam menores do que os de lojas físicas. Preços de uma mesma mercadoria na internet são rapidamente comparáveis, por isso, é necessário ter uma equipe específica para realizar este monitoramento.

– Permitir parcelamentos:

Facilite o pagamento. Principalmente para mercadorias de grandes valores. Depois do preço, as condições de pagamento são o segundo maior atrativo de um site de vendas on-line.

– Gerar descontos para compras casadas;

Incentive vendas casadas. Crie promoções do tipo “quanto mais você compra, maior é o desconto”. Não esqueça que em vendas on-line você não vai ter um bom vendedor ao lado do cliente ajudando-o a decidir e tentando negociar descontos. Por isso, já ofereça melhores condições para diferentes padrões de compra.

– Permitir compras de vouchers para presentes;

Aproveite o pessoal que “não sabe o que dar de presente” e ofereça vouchers para aniversários, dia dos pais, mães, profissões…

– Manter um canal de relacionamento com o cliente através de um mailing constante, mas não “chato”;

Se você tem dados de qualidade do seu público-alvo potencial aproveite e crie relacionamento com ele. Envie promoções, dicas, mensagens e afins. Só não fique chato a ponto de enviar mensagens todos os dias com conteúdo fraco. Se a comunicação de baixa qualidade é constante o seu cliente pode perder o interesse e deixar de abrir os seus e-mails, apagando-os assim que os visualiza na caixa de entrada.

– Dar presentes e brindes quando for aniversário do cliente ou bônus para compras em aniversários de esposo / esposa / pais / filhos;

Mostre que você se preocupa com o seu cliente. Lembre-o que datas especiais estão chegando. Dê bônus maiores para compras em datas comemorativas específicas como dia das mães por exemplo. Incentive-o a gastar “economizando” em sua empresa e não com concorrentes diretos ou indiretos.

– Manter um SAC eficiente que resolva prontamente problemas e que não fique passando o cliente para outros departamentos;

Tenha um Serviço de atendimento ao consumidor eficiente. Trate bem o seu cliente para que ele tenha boas experiências de marca e queira voltar a realizar compras na sua loja virtual. É mais fácil e barato manter um cliente satisfeito comprando em sua loja do que investir em comunicação para angariar novos clientes.

Assim, crie regras claras para compras (e deixe isso explícito em seu site) e tente dar autonomia para que as pessoas resolvam problemas com rapidez no seu SAC.

– Ter um FAQ sobre o sistema de vendas, garantias, trocas e afins;

Mantenha um FAQ (perguntas frequentes com suas respectivas respostas) para auxiliar o seu consumidor com as principais dúvidas do dia-a-dia da sua empresa. Fale sobre frete, garantia, devoluções e tudo mais o que for relacionado a vendas on-line. Esgote o assunto. Assim, você consegue reduzir o número de ligações apenas procurando por informações específicas com respostas dentro do seu site.

– Ter um suporte on-line com recomendações;

Inclua um link com um suporte on-line com pessoas que conheçam os seus produtos. Pode funcionar como um vendedor on-line. Assim, estes profissionais poderiam alimentar um Blog ou as notícias com recomendações e movimentar ainda mais o seu site.

– Incluir ferramentas para que os clientes possam avaliar o site e até mesmo avaliar os conteúdos incentivando a compra por outras pessoas…

Crie um espaço para que os seus clientes interajam com o seu site. Solicite que eles participem de pesquisas, permita que eles postem opiniões sobre os produtos, serviços e afins. Todavia, faça isso tudo com controle. Tenha um moderador para autorizar cada publicação e manter a integridade da sua marca na internet.

Quer desenvolver um site com potencial de retorno na internet? Solicite um orçamento com a Conceito Ideal.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.