Sim. Sempre vale a pena inserir um cadastro para que as pessoas que acessam o seu site possam interagir com ele e receber informações frequentes sobre novidades em seus produtos e serviços. Todavia, quanto mais informações sobre o seu visitante você pedir, menos dados ele tende a dar. Por isso, é necessário cautela.
Um cadastro normalmente está associado a algum tipo de benefício, afinal o seu visitante está lhe fornecendo informações pessoais que permitem um contato direto. Por isso, é importante ter um planejamento de relacionamento com o cliente, como um CRM. Se você solicita algum dado e o cliente realiza o cadastro ele espera ser o primeiro a receber alguma comunicação direcionada, uma promoção, uma mensagem de aniversário, uma nota sobre atualizações no site ou qualquer outra coisa que se adapte ao perfil da sua empresa.
Outra forma de cadastro pode ser direcionada a algum tipo de conteúdo restrito, quase como se fosse uma assinatura. É aplicável se o conteúdo que você quer passar é realmente relevante e esta transmissão para você só vale a pena mediante um contato (ao menos nome, e-mail e telefone). Para que esta estratégia funcione, deixe claro as vantagens e benefícios que este conteúdo “exclusivo” proporcionará ao internauta.
Já o cadastro de pessoas que realizam compras em lojas virtuais funciona de forma diferente, pois estes entendem que só poderão ter acesso a uma determinada mercadoria mediante uma ficha completa de informações e ao pagamento pelo determinado bem. Neste caso é comum que as pessoas prefiram realizar suas compras em sites renomados e/ou de empresas que possuam chancelas de marcas como o Pague Seguro ou Pay Pal.
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