Você pode não estar acostumado a ouvir falar sobre marketing odontológico, mas se chegou até aqui, significa que já está buscando soluções assertivas para conquistar ou fidelizar clientes, melhorar os processos internos e, consequentemente, tornar o seu consultório odontológico ainda mais rentável.
Muito bem, selecionei algumas dicas poderosas de como fazer marketing odontológico e vou compartilhar a seguir. Enquanto faz a leitura, a minha sugestão é que pegue papel e caneta (sim! Parece inapropriado, mas você verá que ajudará e muito!) e aplique cada um dos passos no contexto da sua clínica odontológica. Combinado? Então, vamos lá:
Identifique o seu público-alvo
Antes de pensar em qualquer estratégia de marketing odontológico é fundamental que você conheça o seu público. Para isso, você pode desenvolver um breve questionário e começar a aplicar ainda hoje. Veja algumas sugestões de perguntas:
- Em qual região residem?
- Qual a profissão?
- Possui conta de email? Redes Sociais?
- Qual a data de aniversário?
- Qual o motivo da visita?
Conheça os seus concorrentes e diferencie-se
Para esta análise é fundamental conhecer as práticas e aprender com os erros da concorrência e buscar diferenciação. Desta maneira, você irá identificar onde o seu consultório pode melhorar e quais são as suas vantagens. Observe aspectos como:
- Quais são os preços praticados pela concorrência?
- Quais são seus canais de comunicação (site, redes sociais, revistas etc)?
- Como e com que frequência se comunicam com o público?
- Quais são os diferenciais dos serviços oferecidos?
Garanta a qualidade dos seus serviços e produtos
Garantir serviços e produtos de qualidade é sempre uma excelente alternativa. Afinal, de nada adiantará desenvolver um Plano de marketing para consultório odontológico redondo, se a sua entrega não for satisfatória.
Portanto, trabalhe com bons produtos e ofereça tratamentos impecáveis. Além disso, observe que a limpeza dos ambientes, bem como o conforto da sala de espera e do consultório odontológico são fundamentais para transmitir credibilidade e confiança.
Capacite a sua equipe para um atendimento excepcional
O atendimento é sempre a porta de entrada de toda clínica odontológica e, nesse caso, o famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”, faz o total sentido. Quem nunca deixou de frequentar um estabelecimento porque não se sentiu bem tratado, não é mesmo?
Lembre-se que, ainda que possua um ótimo serviço, o atendimento será um dos principais responsáveis pelo retorno dos pacientes. Por isso, a dica aqui é preparar a equipe para recepcionar e atender com gentileza!
Crie e gerencie canais de comunicação
Num mercado altamente competitivo e digital é fundamental criar canais de comunicação e relacionamento com o seu público a fim de divulgar os serviços e estabelecer uma relação de confiança e proximidade.
Atualmente, há diversas possibilidades de canais como, por exemplo, telefone, email, chat online, sites e redes sociais. No entanto, independentemente de qual for a sua escolha, atente-se quanto a qualidade e agilidade nas interações para que a marca do seu consultório seja sempre lembrada de maneira positiva.
Peça feedbacks
Para finalizar, um bom marketing odontológico considera sempre o feedback dos pacientes. Afinal, ninguém melhor para informar quais são os seus pontos fortes e em quais você precisa melhorar.
Você também pode observar a frequência com que os pacientes retornam, quais tratamentos são mais demandados e quais são as principais queixas e necessidades. Dessa forma, a sua clínica odontológica poderá oferecer soluções cada vez mais assertivas e estar sempre na primeira opção de escolha do público.
Viu como fazer marketing odontológico e quer implantar na sua clínica também? Aproveite e confira os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:
Cases de Odontologia
Então, vamos começar a trabalhar?
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