Melhorar o posicionamento de um website para aparecer nos primeiros resultados de mecanismos de busca é uma preocupação de muitos(as) empreendedores(as), afinal, isso significa aumentar consideravelmente a possibilidade de difundir a marca e fechar negócios rapidamente. Mas como alcançar as primeiras posições do Google em pouco tempo?
Pois bem, apesar de o SEO proporcionar inúmeras vantagens ao seu negócio, a má notícia é que não há milagre e à medida em que a concorrência aumenta, alcançar as tão sonhadas primeiras posições torna-se um processo ainda mais desafiador e demorado. Por isso, conhecer as diretrizes do Google e dominar as técnicas de SEO são aspectos fundamentais no sucesso dessa empreitada.
Bom, já não é novidade que o Google busca entregar as melhores respostas para as dúvidas dos usuários. Porém, você saberia dizer quais são os fatores de rankeamento? Se você desconhece, saiba que o Google trabalha, basicamente, analisando Conteúdo, Backlinks e RankBrain.
Entenda melhor:
Conteúdo – O primeiro e mais importante fator analisado pelo Google é o conteúdo. Sendo assim, para alcançar as primeiras posições, você deve priorizar materiais relevantes, que realmente sanem as dúvidas e expectativas dos usuários;
Backlinks – Seguindo a lógica do Google, se um site confia o suficiente em você para indicá-lo, é porque você é um especialista em determinado assunto. Logo, retornará o seu site nos resultados de buscas relacionadas;
RankBrain – O terceiro fator é a inteligência artificial do Google que analisa a intenção do usuário de forma ampla e entrega o resultado de acordo com o contexto da pesquisa e não apenas com a palavra-chave da busca em si.
Entender essa dinâmica é vital para quem deseja alcançar as primeiras posições do Google. Além disso, vale estar atento(a) a alguns métodos já comprovados para superar a concorrência que investe há mais tempo e domina o topo dos rankings.
É trabalhoso sim, mas lembre-se que o esforço vale a pena, tendo em vista que um bom SEO pode impulsionar o tráfego e alavancar os resultados do seu negócio. Portanto, veja algumas dicas a seguir para atingir esse feito!
01. Reveja a navegabilidade do site
Sabendo que o objetivo do buscador é oferecer a melhor experiência aos usuários, o seu site deve ser fácil de navegar, responsivo e amigável. Caso o site não possua alguma dessas características, reavalie e aplique os ajustes necessários.
02. Faça uma pesquisa de palavras-chave
Você precisa identificar quais são as palavras-chave utilizadas pelo seu público ao realizar pesquisas no Google. Para isso, será necessário ter conhecimento a respeito do perfil do público-alvo, ou seja, compreender gostos pessoais, estilo de vida, personalidade e valores.
03. Link Building
A quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site também são aspectos analisados de perto pelo Google. Seguindo o raciocínio, se sites renomados fizerem referência a um conteúdo ou serviço da sua empresa, você certamente começará a se destacar e subir importantes degraus no ranking.
04. Velocidade de carregamento
Sites lentos, pesados e com velocidade de carregamento baixa perdem pontos na avaliação do Google. Isso faz total sentido, sabendo que o principal objetivo do buscador é encontrar as melhores alternativas para que os usuários tenham boas experiências.
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05. Otimize seu site para palavras-chave
Com as palavras-chave definidas, certifique-se de que as mesmas apareçam com a maior frequência possível em seu site. Nesse sentido, a dica é ter um site de várias páginas para explorar tais palavras e melhorar seus resultados nos mecanismos de busca.
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06. Produza conteúdo de qualidade e relevância
Como o conteúdo é o fator mais importante para o Google, ter um blog ativo e interessante é uma maneira eficiente de incorporar suas palavras-chave ao seu site, além de inserir links internos e externos. Nesse quesito é imprescindível zelar pela qualidade, relevância e frequência dos materiais.
07. Use as Metas Descrições
Otimizar as metas descrições é uma dica valiosíssima para quem deseja aparecer em posições privilegiadas, pois são a primeira coisa que as pessoas veem nos resultados de pesquisa do Google. Inclua as palavras-chave na meta descrição e as escreva de maneira persuasiva.
08. Acompanhe a performance e os resultados
Monitore diariamente sua performance, produza conteúdo de qualidade e verifique o seu site para assegurar que todas as práticas estão de acordo com as diretrizes do Google. Você pode adotar o Google Analytics para auxiliar nesta etapa e obter informações ricas.
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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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