As estratégias de marketing para clínicas têm demonstrado resultados expressivos quando o objetivo é consolidar a marca do estabelecimento e aumentar o volume de agendamentos, consultas ou procedimentos. Isso porque, o processo de tomada de decisão do consumidor mudou completamente e, mais do que nunca, leva em consideração a reputação, formada a partir da experiência dos pacientes atuais. Sendo assim, aproveite esse post para entender como fortalecer a marca e atrair novos pacientes com estratégias de Marketing para Clínicas.

Confira abaixo algumas formas de melhorar o marketing da sua clínica para ter resultados ainda melhores!

Ética e responsabilidade.

Dentre os benefícios de fortalecer a marca da sua clínica por meio de estratégias e ações de marketing destaca-se a possibilidade de propagar os seus principais atributos, valores éticos e preocupação genuína com os pacientes. Somente quando o público passa a enxergar valor, cria uma percepção positiva em relação aos seus serviços e confia na sua promessa, há condições de atrair novos pacientes e fidelizar os atuais. Mas lembre-se que o discurso deve ser coerente com a prática, portanto mais do que afirmar preocupar-se com ética e reponsabilidade, é importante que esses valores sejam percebidos ao longo de toda a experiência.

Identidade visual.

Além de atuar com base em valores sólidos, deve-se criar uma identidade visual personalizada e marcante que contemple representações visuais bem características, como estilo de foto, logo, cores, tipografia e ícones gráficos, para serem aplicadas em todos os materiais que divulguem a empresa (panfletos, uniformes, publicações, etc.).

#dica! Quanto mais alinhada ao perfil da sua clínica e do seu público-alvo, mais fácil será associar a identidade visual ao estabelecimento e reconhecer sua marca.

Personalidade e linguagem da sua marca.

Aproveite o processo de desenvolvimento da identidade visual para elucidar qual imagem deseja transmitir aos pacientes. Uma boa maneira de criar a personalidade da sua marca é a partir da descoberta de quais adjetivos ela apresenta. O exercício deve ser feito como se você estivesse descrevendo uma pessoa, incluindo não apenas seus adjetivos, mas seu posicionamento e modo de agir frente às situações. Após definir essas características será ainda mais fácil desenvolver campanhas e gerir seus canais de contato com os pacientes mantendo sempre a coerência no discurso.

Presença Digital.

Com a identidade visual criada e a definição da personalidade da marca, você estará pronto(a) para começar a aplicar o marketing para clínicas no ambiente digital e, dessa maneira, fortalecer a marca e atrair novos pacientes. Ao marcar presença no ambiente digital, será possível expor e exibir seus valores, conhecimentos e serviços e, principalmente, oferecer informações relevantes às pessoas. Descubra em quais canais seu público está, use-os para divulgar suas postagens de cunho informativo, explore diferentes formatos para entender a preferência do público (vídeos, e-books, cartilhas, artigos, infográficos, etc.) e busque orientações sobre quais são as limitações do Conselho Federal de Medicina (CFM) relacionadas ao marketing médico.

Autoridade da clínica.

Há diversas formas de fortalecer a marca e atrair novos pacientes com estratégias de marketing para clínicas, no entanto, a produção de conteúdo relevante vem ganhando relevo quando o objetivo é estabelecer um relacionamento próximo com o público e assim construir uma percepção de credibilidade e referência. Além de criar autoridade, a estratégia de desenvolver conteúdo de qualidade e alinhado à personalidade da marca e aos interesses dos pacientes tem a função de melhorar o posicionamento nos motores de pesquisa. Isso significa dizer que ficará muito mais fácil o seu público-alvo encontrar a clínica e, a partir disso, tomar a ação de agendar uma consulta.

Experiências.

Evidentemente, as ações mencionadas influenciam na atração e fidelização de pacientes, porém, as experiências de relacionamento e comunicação são decisivas. Nesse sentido, a principal dica aqui é mapear a jornada dos pacientes em cada ponto de contato e revisitar os processos de atendimento para identificar gaps ou pontos fracos que precisam ser corrigidos para proporcionar uma experiência positiva antes, durante e após as consultas. Ao adotar essa medida e promover as melhorias necessárias, você estará trabalhando a reputação da sua clínica e, inclusive, estimulando que seus pacientes deixem comentários e avaliações sobre a experiência vivida.

Pesquisa de satisfação.

Providencie um questionário simples (impresso ou digital) para avaliar a satisfação dos pacientes com sua clínica médica, sugerir temas de interesse, propor sugestões ou mesmo tecer elogios. Esse feedback constante será fundamental para você continuar evoluindo as estratégias de marketing da sua clínica e deixar cada vez mais pessoas encantadas com os seus serviços.

Veja também: Os segredos do Marketing Digital para Cínicas Médicas?

Agora que você conhece as diversas maneiras de fortalecer a marca da sua clínica e atrair novos pacientes com o marketing, que tal contar com o auxílio de profissionais experientes e começar o quanto antes?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype, Google Hangouts ou WhatsApp Vídeo. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.