Elaborar um plano de Marketing Digital para Clínicas Médicas consistente pode ser a iniciativa que falta para melhorar os resultados financeiros do seu negócio. Além de aumentar o faturamento, aplicar estratégias de marketing médico em sua clínica pode melhorar o relacionamento com seus pacientes, aumentar o volume de agendamentos e ajudar a ganhar mais visibilidade. Frente à tantos benefícios, a Conceito Ideal apresenta a seguir os segredos do Marketing Digital para Clínicas Médicas. Confira e em caso de dúvida, entre em contato!
Marketing Digital para Clínicas Médicas – Reúna o seu arsenal indispensável!
Investir no marketing digital é fundamental para captar leads, conquistar e fidelizar clientes, estabelecer um posicionamento de confiança no ambiente digital, fortalecer a sua marca e ser reconhecido como autoridade. No entanto, para colher resultados tão interessantes, é preciso reunir um arsenal de informações e elementos estratégicos.
Público.
Conhecer o seu público é o primeiro passo para planejar o Marketing Digital para sua Clínica Médica, pois são essas características, interesses e hábitos que nortearão todas as decisões e ações futuras. Nesse caso, um dos segredos é desenvolver personas para tornar ainda mais clara e específica a visão sobre o público.
Concorrência.
Avaliar a concorrência é uma grande oportunidade de compreender seus pontos fortes e pontos fracos, bem como obter insights para aproveitar determinadas oportunidades. Além disso, esse entendimento permite aprender com os erros e acertos do mercado sem necessariamente ter que investir tempo e recurso.
Site otimizado e responsivo.
Ter um canal de comunicação próprio com informações sobre localização, serviços oferecidos, história da companhia, contatos e dicas de saúde é fundamental na era digital. O site é uma ferramenta que funciona como âncora para cada parte da estratégia de marketing médico e é o local ideal para demonstrar seus diferenciais. Então, busque desenvolver um site que seja responsivo, ou seja, que possa ser facilmente acessado em tablets e smartphones, e otimizado para estar entre os primeiros sites sugeridos pelo Google nos resultados de busca.
#dica! Para concluir esse tópico, vale revelar mais um segredo do Marketing Digital para Clínicas Médicas: não basta criar o seu site, é preciso que tenha um design atrativo, facilite a navegação, carregue rapidamente e seja atualizado constantemente para manter o canal sempre ativo e interessante ao seu público.
Veja também: Marketing Médico: quais são as limitações legais?
Marketing Digital para Clínicas Médicas – Escolha as estratégias mais eficazes!
A escolha de canais, estratégias e mensagem a transmitir, incluindo o tom de voz e os recursos visuais usados na comunicação, são outros fatores essenciais para quem quer aplicar o Marketing Digital em Clínicas Médicas e obter excelentes resultados. Dentre as principais estratégias disponíveis estão:
- Redes sociais,
- Google Meu Negócio,
- Links patrocinados,
- Marketing de conteúdo e
- SEO para indexação no Google.
Veja também: Estratégias de Marketing Digital para Médicos: quais são as mais eficazes?
Marketing Digital para Clínicas Médicas – Fique atento(a) aos principais hacks!
01. Faça pesquisas com o público frequentemente.
Para estabelecer ações eficazes é fundamental conhecer o público, conforme mencionamos anteriormente. Isso porque, ao realizar pesquisas e monitorar a satisfação dos pacientes, torna-se muito mais fácil identificar e priorizar quais iniciativas são mais pertinentes ao momento do seu negócio. Como resultado você pode perceber a necessidade de fazer parcerias com estacionamentos na região, programas de fidelização, materiais específicos com perguntas e respostas, treinamento da equipe e assim por diante.
02. Aposte no marketing de relacionamento.
A base dos serviços de saúde é o contato humano, por isso é inevitável depreender a importância de investir em relacionamento constantemente com pacientes, colaboradores e fornecedores por meios das estratégias de marketing digital para clínicas médicas. Ao estabelecer uma relação de confiança entre as pessoas, naturalmente, a sua clínica médica passará a ser mais valorizada e reconhecida, fatores que podem render indicações, avaliações positivas (cada vez mais analisada na tomada de decisão) e fidelização. Essa combinação é poderosa para manter qualquer negócio sustentável.
03. Segmente suas campanhas para públicos de interesse.
Investir em anúncios nas redes sociais é sempre uma boa maneira de atrair novos pacientes, manter o relacionamento com o público que já tiveram alguma experiência em sua clínica e, claro, contribuir com a sociedade ao esclarecer dúvidas e prover informações. No entanto, é preciso dedicar certo tempo para segmentar suas campanhas e, assim, impactar um público mais propenso a se interessar pelo que você tem a oferecer. Para isso, você pode direcionar o seu anúncio com base em dados demográficos, comportamento e localização (próximos à sua clínica médica), por exemplo.
04. Invista em vídeos.
Atualmente, muitas pessoas estão buscando vídeos para obter informações de maneira prática. Então, por que não aproveitar essa audiência e usar o recurso para apresentar informações, diferenciais da sua equipe e esclarecer dúvidas comuns entre seus pacientes? Crie um canal da clínica no YouTube e comece a produzir vídeos educativos. A plataforma já é considerada o segundo maior buscador da internet e, portanto, representa uma grande oportunidade para veicular informação com credibilidade, ética e seriedade e atrair novos pacientes, além de fortalecer a marca em si.
05. Acompanhe os resultados de perto.
Acompanhar os indicadores de resultados das iniciativas de marketing digital para clínicas médicas é parte importante da estratégia. Para selecionar quais indicadores e métricas fazem sentido é preciso avaliar quais foram os objetivos e as metas estabelecidos ainda no início do planejamento. Dentre as opções mais frequentes, destacam-se o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), o Retorno sobre o Investimento (ROI), o Volume de Agendamentos e o Índice de Satisfação do Paciente. Fique atento(a), pois os resultados analisados podem indicar a oportunidade de formatar pacotes de serviços, melhorar determinados processos e investir em ofertas complementares.
Veja também: Marketing para Clínicas: como fortalecer a marca e atrair novos pacientes?
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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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