A escolha do nome é, certamente, uma etapa bastante complexa no desenrolar da abertura de uma empresa. Critérios como interpretação, sonoridade, brevidade da palavra, alinhamento com a mensagem da marca e, claro, a preferência do(a) empreendedor(a) devem ser considerados. Porém, se você está neste estágio e tem dúvidas sobre “como escolher um nome para a minha empresa”, aproveite este artigo da Conceito Ideal com alguns passos bem práticos. Aproveite!
1º Passo: questione-se!
Que tipo de produto ou serviço será oferecido? Qual o melhor termo para descrever o serviço ou produto? Quais valores e mensagem você espera projetar? Qual o perfil do seu público? Quais as expectativas do público? Que tipo de experiência deseja proporcionar? Quais símbolos ou figuras representam o que a empresa faz? Quais os nomes já adotados pelos concorrentes?
2º Passo: crie uma lista de palavras-chave!
Reflita e anote palavras-chave com base nos questionamentos feitos no passo anterior. Neste momento, não se preocupe em impor limites ou filtros, apenas registre as ideias que surgirem. Dentre as técnicas existentes para escolher o nome da sua empresa, você pode optar pela combinação ou, ainda, criação de termos. A dica é soltar a imaginação!
3º Passo: defina diretrizes!
Defina diretrizes para selecionar e excluir sugestões. O ideal é que o nome da sua empresa transmita originalidade, seja atrativo e de fácil memorização.
Outra dica relevante nesta etapa é ter visão de futuro e, portanto, não restringir o nome a produtos específicos ou locais, por exemplo. Além disso, evite modismos e nomes longos ou complexos. Pense simples e opte por opções curtas.
4º Passo: reveja criteriosamente!
Certifique-se de que os nomes não possuam significados ou interpretações secundárias, leia em voz alta, pesquise em sites de busca para verificar ao que remete e verifique se há marca registrada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), bem como disponibilidade de domínio.
5º Passo: peça feedbacks!
Com uma lista das opções escolhidas, peça feedback a clientes e/ou amigos. Esta é uma maneira eficaz de fazer uma avaliação da reação e interpretação das pessoas. A partir disso, escolha a melhor alternativa.
Se, por outro lado, você não estiver plenamente satisfeito(a) com os nomes levantados até aqui, mantenha a calma e considere a contratação de uma agência de comunicação para auxiliar. Lembre-se que escolher o nome da sua empresa é uma tarefa extremamente estratégica e merece total atenção.
6º Passo: crie a marca da sua empresa!
Agora que você sabe como escolher o nome da sua empresa, lembre-se que ainda há outro passo muito importante: a criação da sua marca. Neste sentido, o primeiro aspecto que merece atenção é o logotipo. Então, mãos à obra!
Veja também: 07 dicas para escolher um bom nome para a minha empresa
Dúvidas sobre como escolher o nome da sua empresa?
Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.
Aproveite, a primeira consultoria é grátis.
A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.