Após um escândalo ou um abalo na imagem corporativa é natural que surja a intenção de reverter o cenário e restaurar os danos causados à empresa. A verdade é que o tempo e o esforço são planejados de acordo a intensidade dos impactos e por isso não há uma regra. A dica é agir com rapidez!

Antes de aprofundar no assunto, é importante entender que a Imagem Corporativa é o resultado das mensagens que a empresa comunica por meio de sua propaganda, das notícias veiculadas, do nome e do logotipo corporativo, do atendimento e todas as ações realizadas junto à comunidade.

Casos de corrupção, lavagem de dinheiro, falhas de segurança de dados e diversos outros temas têm levado empresas a serem alvo de crises e, consequentemente, de destaques negativos. Recentemente, o Brasil foi tomado por crises de imagem protagonizadas por empresas como Odebrecht e Petrobrás. No entanto, recuperar a imagem abalada é extremamente desafiador e exige estratégias específicas. Confira algumas dicas a seguir!

01 | Diagnostique e reconheça o problema

O primeiro passo é diagnosticar a origem da crise para identificar as falhas dos processos e, sempre que procedente, reconhecer o problema publicamente. Para isso é possível acompanhar as redes sociais em que a empresa está presente, sites de reclamação, comentários na internet e notícias da imprensa.

A partir disso, busque informações sobre o reclamante e foque em alternativas para solucionar. Quanto mais demorar, mais difícil será para reverter. Portanto, se for o caso, assuma a responsabilidade imediatamente e ofereça a solução.

02 | Realize benchmarking

Faça benchmarking para identificar como outras empresas superaram seus desafios. O sucesso dessa empreitada está diretamente associado a assumir uma postura humilde para absorver os aprendizados e identificar as melhores práticas a serem implantadas internamente.

03 | Elabore um plano de comunicação

Desenvolver um plano de comunicação com o objetivo de recuperação da imagem e da reputação é fundamental para traçar estratégias assertivas. Invista em marketing digital para ganhar maior alcance e aproximar-se dos públicos de interesse, lembrando de fortalecer os fatores mais abalados.

 04 | Reconstrua relacionamentos

 Estabeleça uma comunicação transparente e frequente com todos os stakeholders, considerando um programa de relacionamento com a imprensa, por exemplo, divulgando os valores da companhia e as políticas internas. Para isso, invista em desenvolvimento de conteúdos de qualidade e do interesse do público.

05 | Cumpra suas promessas e explique o progresso com agilidade

 Cumprir com as promessas feitas é uma premissa para manter a credibilidade junto aos ouvintes. Além disso, a cada novidade é importante que a empresa seja a primeira a se manifestar, sempre controlando os fatos e a narrativa.

 06 | Solicite feedbacks

 Ao perceber a melhora no cenário, peça feedbacks aos clientes. Além de servir de termômetro para as adequações de seus processos, também ajudará na construção da reputação da empresa e, consequentemente, na melhoria dos resultados.

E para você que está em meio a uma crise de imagem, confira outros artigos e cases e adapte para o seu negócio:
O que não fazer em Gestão de Crise de Imagem nas redes sociais?
Gestão de crise de imagem – Por que fortalecer a reputação da marca é tão importante?
O que são fakes news e como podem afetar a reputação da sua empresa?
Gestão de imagem: Como responder às críticas e reclamações na internet?

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