Como você pode conferir neste outro artigo aqui, há diversos motivadores de crises de imagem e a verdade é que nenhuma empresa está livre de cenários como esse. Nesta lista podem conter questões como anúncios de recalls não feitos, fragilidade financeira, fraudes, baixa qualidade de produtos/serviços prestados e boatos espalhados na internet.

Independentemente da causa, crises de imagem precisam ser bem cuidadas a fim de solucionar as insatisfações do cliente e evitar que o caso crie proporções ainda maiores. Lembre-se sempre que, em ambientes virtuais, há mais pessoas expostas aos assuntos e esse simples fato pode corroborar para a rápida propagação, por meio de compartilhamentos e postagens de opiniões.

Por isso, acompanhe a seguir as principais dicas do que não fazer caso a sua empresa esteja vivenciando uma gestão de crise na internet. Tenha em mente que as primeiras 48h são fundamentais, então vamos em frente!

Veja também: O que é e como fazer um Plano para Gestão de Crises de Imagem para empresas?

01 | Não deixe de responder

Deixar de responder um comentário pode causar sérias consequências negativas para a imagem da empresa. Uma vez que a questão já foi exposta na rede social, a melhor alternativa é se manifestar de maneira ágil, procurando sempre compreender a reclamação e analisar friamente se é procedente ou não.

02 | Não manipule ou distorça as informações

Apurar os fatos corretamente e informá-los são ações fundamentais, principalmente nos casos de empresas que lidam com a imprensa. Cedo ou tarde, as informações serão apuradas e é sempre melhor que você e a sua empresa comandem a narrativa, evitando a necessidade de fazer malabarismo para responder as inúmeras acusações que possam surgir. Isso garante credibilidade!

03 | Não fique culpando outras pessoas

Não é tão raro observar empresários perdendo o foco e buscando culpados para isentar a empresa de uma possível responsabilidade. Ao contrário disso, deve-se trazer a equipe para perto, apurar os fatos e oferecer treinamentos para que situações como essas não voltem a acontecer.

04 | Não suma do radar dos seus stakeholders

Diante de situações de crise de imagem, o(a) gestor(a) deve estar sempre à frente das atualizações e comentários. Isso significa manter a equipe sempre informada e estabelecer uma comunicação ativa com os profissionais da imprensa, por exemplo. É importante que todos tenham sempre a versão oficial da empresa para evitar fofocas que podem complicar ainda mais.

05 | Não seja agressivo(a)

Manter a calma e o discurso alinhado são algumas das principais dicas a seguir em momentos de crise. Afinal, ser agressivo(a) vai apenas dificultar ainda mais a comunicação. Alinhe internamente o posicionamento da empresa, esteja atento(a) com a postura corporal e seja gentil em todos os pronunciamentos.

Veja também: O que é Media Training e qual a importância dos porta-vozes?

E para você que está em meio a uma crise de imagem, confira outros artigos e cases e adapte para o seu negócio:
Como reverter cenários em que a imagem da empresa foi comprometida?
Gestão de imagem: Quais são as possíveis repercussões de uma crise de imagem?
Gestão de imagem: Como responder às críticas e reclamações na internet?
Gestão de crise de imagem – Por que fortalecer a reputação da marca é tão importante?

Para conhecer mais sobre este trabalho, solicite uma proposta!

A Conceito Ideal possui consultorias e programas específicos com parceiros para trabalhar Crises de Imagem. Também desenvolvemos um treinamento específico destinado a posturas de Marketing Digital para PMEs que envolvem a comunicação e orientações para equipe interna.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.