O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra o volume de pesquisa para uma determinada palavra-chave, através de um gráfico de tempo x volume de busca (sendo 100 o interesse máximo das pessoas naquele item). Mas o realmente interessante é que você pode colocar, no mesmo gráfico, várias palavras-chave, o que é útil para se comparar qual delas tem maior procura.
Por exemplo: vamos escolher quatro itens da mesma categoria que tenham um grande volume de pesquisa, para que o Google possa encontrar dados suficientes para a comparação. Na categoria celulares, pode ser feita uma comparação entre Iphone, Nokia, Samsung Galaxy e BlackBerry. Pesquisando as palavras, separadas por vírgula, aparece o gráfico com o volume de pesquisa de cada aparelho.
Vamos observar o gráfico de comparação em tempo real. As letras que aparecem correspondem a notícias, que podem informar melhor porque a pesquisa daquele determinado tema estava em alta ou em baixa naquele momento.
Pode-se analisar a curva de crescimento ou diminuição do interesse de cada aparelho celular desde 2004. O Iphone, por exemplo, esteve em constante crescimento desde sua criação, tendo seu pico de procura em setembro de 2012. Colocando o mouse sobre a letra B que aparece, obtemos a informação de que, nessa época, foi lançado o Iphone 5, o que explica o grande volume de procura por essa marca no Google.
Ainda fazendo uma análise do gráfico, observamos que a procura pela Nokia se manteve relativamente estável, sofrendo leve queda a partir de 2011. Já o BlackBerry seguiu o fluxo natural de um produto: foi lançado, obteve seu auge de procura e, ao ser ultrapassado, começou a perder peso. A pesquisa pelo Samsung Galaxy começa em 2010 porque é quando ele foi desenvolvido e, apesar de estar abaixo do Iphone e do Nokia, se encontra em constante, mas lento, crescimento.
Para filtrar palavras-chave que possam ter mais de um significado, é possível escolher a categoria em que a sua pesquisa de interesse se encontra. O Google Trends também pode ajustar a sua pesquisa por data e região, o que facilita na hora de comparar o volume de busca local daquelas palavras-chave e em uma data específica. Clicando em Brasil, por exemplo, observamos o volume de busca por cada aparelho celular nos estados brasileiros.
Ao buscar um termo, o Google Trends exibe ainda uma lista de termos relacionados àquelas palavras-chave, de acordo com o que as pessoas procuram. Pegando o termo Iphone, por exemplo, teremos:
A disponibilização desses dados faz do Google Trends uma ferramenta eficiente para a comparação de marcas. Assim, é possível acompanhar as mudanças de procura de cada item ao longo do tempo e analisar em quais períodos a procura tende a ser maior ou menos – observando por mudanças sazonais –, o que possibilita para os empresários de cada marca criar uma estratégia de marketing de acordo com as tendências.
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