O Planejamento de Conteúdo de um blog é uma etapa essencial para quem pretende obter sucesso em projetos de Marketing de Conteúdo. Isso porque, não basta apenas começar a escrever de forma deliberada. Com tanta concorrência, é preciso se profissionalizar para conquistar um espaço de destaque.

 Planejar o conteúdo significa, basicamente, traçar uma estratégia geral que irá conduzir todas as ações que envolvem o tema, o formato e a frequência de publicações. Para isso é necessário iniciar com o detalhamento do perfil do público-alvo e um benchmarking de páginas semelhantes. Ao final, o objetivo é identificar que tipo de conteúdo os seus leitores esperam receber.

Esse processo deve ser realizado com antecedência para que haja tempo suficiente para criar uma estratégia consistente e fazer alguns testes para se certificar de sua eficácia. Lembre-se que é neste momento em que você define como quer que a sua marca seja percebida, qual linguagem adotar e quais serão os fluxos de trabalho a serem adotados no dia a dia (produção interna ou contratação de freelancers ou agências especializadas, por exemplo).

Dito isso, vamos ao passo a passo de como planejar o conteúdo do seu blog!

01 | Conheça a sua marca a fundo

Assim como um planejamento de marketing tradicional, o primeiro passo é compreender bem a sua marca. Resgatar a missão, visão e valores para que o planejamento de conteúdo siga exatamente os mesmos princípios. Além disso, esse é uma ótima oportunidade para fazer um exercício a fim de conhecer as forças e fraquezas da marca e de seu produto ou serviço.

02 | Descubra quem é a sua audiência

Após fazer uma análise sobre a sua empresa, agora você precisa descobrir exatamente quem é a sua audiência e o que espera da marca. Com base em dados do Analytics do site e conhecimentos de mercado, é possível construir o perfil da persona – uma informação extremamente estratégica para criar uma linha editorial que responda às necessidades dos clientes.

03 | Comece a pensar em temas

Avalie quais conteúdos poderiam ser atrativos para a sua persona e anote tudo, sem filtro algum. Quando concluir sua lista, acesse ferramentas como KeywordTool, Answer The Public e Keyword Planner para obter mais ideias de temas que podem ser explorados pela sua empresa. Se preferir, também utilize o autocomplete do Google, basta começar a digitar uma frase e verificar quais sugestões retornam.

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05 | Crie o planejamento de conteúdo

Agora sim é possível começar a criar o planejamento de conteúdo em si. Para isso, abra uma planilha no Excel e insira colunas para Pilares, Temas, Palavras-Chave de interesse, Referências de conteúdo, CTA e Data de publicação. Lembre-se de definir a frequência das publicações, ok!

 Ao desenvolver o planejamento de conteúdo da sua empresa, leve em consideração aspectos como:

  • Análise do conteúdo produzido por concorrentes (avalie também a aceitação);
  • Dores do público;
  • Conexão entre conteúdos.

Com tudo detalhado, a preocupação será exclusivamente com o desenvolvimento dos conteúdos e a mensuração dos resultados. Crie o hábito de registrar essas análises, pois serão muito úteis quando você for atualizar o plano. Caso prefira contar com ajuda profissional, converse com a Conceito Ideal.

Boa sorte!

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.
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