Ao conhecer os diferentes formatos de conteúdo para cada rede social, será mais fácil definir as abordagens certas para impactar o seu público. Além desse benefício, também contribui com a produção de conteúdos mais diversificados e, consequentemente, mais atrativos que podem resultar em aumento de tráfego, engajamento e, inclusive, conversões.
A seguir, confira a seleção de 12 formatos e aplicações que podem ser explorados pela sua empresa. Confira!
01 | Blog posts
Blog posts é o formato mais explorado em estratégias de marketing de conteúdo, pois é extremamente versátil. Permite abordar temas variados, melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca (SEO) e inserir uma mescla de outros formatos como imagens, vídeos, gifs e podcasts. São excelentes para gerar mais leads.
02 | Podcasts
Podcasts são programas de rádio gravados e é um formato cada vez mais usado por empresas que desejam debater temáticas em alta e realizar entrevistas com autoridades em diversos assuntos. Esse tipo de conteúdo é muito adotado por pessoas que desejam obter a informação, mas que não podem interromper outras atividades.
03 | Vídeos
Até 2021, a expectativa é de que os vídeos representem 82% do tráfego global. Vídeos são dinâmicos e muito consumidos por pessoas que desejam informações rápidas. Você pode alimentar a sua audiência com vídeos institucionais, entrevistas, tutoriais e muito mais.
04 | E-books
Os e-books costumam trazer conteúdos mais aprofundados sobre um determinado tema e é uma das estratégias mais exploradas por empresas que desejam obter novos leads. Esse formato funciona como um livro digital e são disponibilizados com um layout amigável, explorando imagens, gráficos e dados de mercado.
05 | Áudiobooks
Cada vez mais procurados, os áudiobooks são narrações de e-books. Este tipo de formato é ideal para quem está dirigindo, está em transportes públicos ou possui algum tipo de deficiência visual ou motora.
06| Gráficos
Os gráficos são excelentes para transformar informações em representações visuais de forma que facilite a leitura de um determinado dado. São muito usados para compilar resultados de pesquisas, por exemplo. Um ponto importante é que sua apresentação deve ser clara a ponto de tornar-se autoexplicativa.
07 | Infográficos
Os infográficos são recursos tão visuais quanto os gráficos, mas, em geral, destacam dados e breves explicações, explorando cores, ícones e formas. Esse tipo de formato pode ser compartilhado em diferentes canais e costuma ser bastante atrativo.
08 | Webinars
Os webinars funcionam como palestras ou chats onlines que apresentam, ao vivo, discussões, demonstrações, treinamentos e esclarecimento de dúvidas sobre um determinado tema de interesse. Os webinars costumam ser transmitidos em tempo real, mas também ficam disponíveis para que possa ser visualizado posteriormente.
09 | Newsletter
Newsletters são emails personalizados que podem conter informações variadas como links de posts do blog, notícias, novidades da empresa e materiais de interesse do público. Duas das principais vantagens são a possibilidade de segmentação do canal e de mensuração da sua efetividade por meio de contadores de redirecionamento, por exemplo.
10 | Post em redes sociais
Publicar posts em redes sociais é uma maneira de manter a marca da sua empresa sempre lembrada e estreitar o relacionamento com o seu público. Nestas postagens, é possível explorar diversos formatos como vídeos, imagens, textos, entre outros. Quanto mais a audiência gostar das temáticas exploradas, maior será o alcance dos posts.
11 | Games
Embora ainda não seja um recurso tão explorado, a sua empresa pode optar por transformar bons conteúdos em games e, dessa forma, oferecer uma maneira diferenciada de consumir informações e, ainda, aliviar o estresse e se distrair.
12 | SMS
O SMS é um recurso interessante para o envio de lembretes, cupons e dicas rápidas. É cada vez mais utilizado, mas lembre-se de solicitar autorização aos clientes antes de enviar.
Viu só quantos formatos a sua empresa pode explorar?
Agora lembre-se de analisar quais se enquadram aos objetivos organizacionais e invista um tempo para elaborar um calendário editorial para planejar a produção de conteúdo. Opte sempre por recursos viáveis e que você se sinta confortável para atuar.
Boa sorte!
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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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