O processo de levantar temas para os conteúdos do seu blog exige bastante criatividade, pesquisa e sensibilidade, somados a um planejamento preciso com o profundo conhecimento sobre a marca, o perfil do público, as iniciativas dos concorrentes, dentre outros fatores.

Por isso, antes de avançar, leia o artigo que explica passo a passo Como fazer o planejamento do conteúdo do meu blog?. Neste link, você irá perceber que não basta apenas começar a escrever de forma aleatória, é preciso planejar e conhecer os diferentes recursos disponíveis para obter sucesso no projeto.

Ok, agora sim, chegou a hora de conhecer dicas de como levantar temas para os conteúdos do seu blog. Vamos em frente!

 01 | Compreenda quais são as dores dos seus clientes

Compreender as dores e a jornada de compra dos seus clientes é um excelente método para definir os temas que serão abordados no seu blog. Nesse sentido, você pode realizar pesquisas de opinião ou solicitar feedbacks a clientes reais. Faça perguntas como:

  • Quais são as dificuldades e obstáculos do negócio?
  • Quais são as metas determinadas?
  • Quais foram as expectativas ao contratar a sua solução?
  • Por que escolheram a sua empresa?

Além disso, lembre-se que, muitas vezes, esse retorno pode ser observado de forma implícita, por meio de comentários, aumento ou diminuição de vendas e crescimento do público. A partir dessas informações, certamente, surgirão várias ideias e oportunidades de temas a serem abordados.

02 | Analise seus concorrentes (benchmarking)

Identifique quem são os seus principais concorrentes e analise quais temas são mais explorados. Possivelmente, você encontrará publicações sobre a empresa (diferenciais, cultura, iniciativas), 08novidades do segmento (tecnologia, lançamento) e informações sobre o produto ou serviço (funcionalidades, vantagens, promoções).

Ao observar as temáticas abordadas você poderá encontrar oportunidades ainda não percebidas, perceber lacunas na sua estratégia e, inclusive, avaliar quais geram maior engajamento com o público. Este será um excelente parâmetro para distribuir a quantidade de temas previstos no mês, de acordo com os seus pesos de importância.

03 | Utilize ferramentas gratuitas

Há diversas ferramentas gratuitas que podem auxiliar no processo de definição de temas. Veja a seleção a seguir:

  • Answer The Public – ferramenta que oferece sugestões de palavras-chave;
  • Google Trends – apresenta tendências nas buscas do Google;
  • Keyword Tool – funciona como um gerador de variações de palavras-chave;
  • Google Keyword Planner – ferramenta de análise de buscas;
  • Avaliador de títulos para SEO – verifica se o título está otimizado para mecanismos de busca;
  • Autocomplete do Google – complementa a frase, a partir de uma palavra digitada.

04 | Acompanhe os resultados

Acompanhar os resultados também é uma excelente maneira para compreender quais temas foram melhor aceitos e, a partir disso, criar variações dos conteúdos. Avaliar as métricas do site, compreendendo produtos e serviços mais procurados, também pode gerar insights sobre temas que podem ser ainda mais expostos.

 Agora que você já sabe como levantar temas para os conteúdos do seu blog, reserve um período do seu dia e comece a agir! Quanto mais você praticar, melhores serão os resultados.

Se você preferir contar com ajuda profissional, agende uma consultoria inicial com a Conceito Ideal!

Leia também:
Quais são os formatos de conteúdo que sua empresa pode produzir?
Como fazer o planejamento do conteúdo do meu blog?
Como desenvolver vídeos profissionais sem gastar muito?
Devo investir em vídeos para divulgar a minha empresa?

 Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

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