Fatores como capital humano, investimento, infraestrutura e foco no cliente são determinantes para o crescimento de qualquer negócio. No entanto, em meio às constantes inovações, há uma tendência muito forte em fechar parcerias com empresas que detém know how em áreas distintas à atividade fim. A finalidade é que os gestores possam direcionar todos os esforços para o real propósito da empresa, deixando as atividades secundárias, como marketing e finanças, serem administradas por profissionais especializados.
Para iniciar a reflexão as vantagens em contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna, observe o quanto as redes sociais, blogs e sites têm sido utilizados para divulgar as empresas, estabelecer um relacionamento com clientes e, ainda, captar leads com potenciais enormes.
Agora, imagine o quanto essas atividades e cada uma das tarefas correspondentes demandam tempo e dedicação para que sejam executadas de maneira adequada e estratégica. Percebe? Não é à toa que muitas empresas têm mergulhado de cabeça no meio online para aproveitar todas as oportunidades existentes, mas, em sua maioria, estão sendo amparadas por parceiros extremamente competentes e focados nesse segmento.
Por outro lado, ainda há quem prefira contratar um único funcionário para cuidar de tudo, dedicando-se integralmente às demandas internas. Entretanto, a verdade é que cada estratégia exige uma rotina diferente e, portanto, um conhecimento específico.
Pense bem: um profissional para minerar e extrair informações a partir de AdWords ou Links Patrocinados precisa ter um perfil mais analítico e estatístico; ao passo que um profissional de marketing de conteúdo necessita ter habilidades textuais. Salvas exceções, em geral, as pessoas se especializam em uma ou outra frente, o que dificulta encontrar uma única pessoa com todas essas expertises. E mais, vale fazer alguns questionamentos como:
- Quantos funcionários precisariam ser contratados?
- A empresa oferece recursos suficientes para administrar contas nas redes sociais?
- Como seria o processo de planejamento, execução e análise de campanhas?
- Há profissionais dedicados para escrever posts para blogs e redes sociais?
- Quem fará a checagem final para redefinir rumos da estratégia e identificar oportunidades?
Enfim, lendo o que foi dito até aqui você já pôde perceber que as vantagens em contratar uma agência de marketing são inúmeras. Aliás, terceirizar as suas atividades de marketing para uma empresa especialista proporciona a possibilidade de obter resultados expressivos com mais eficiência.
Isso ocorre porque, dentre outros motivos, as agências possuem diversos clientes e podem compartilhar experiências já vivenciadas e dispõem de profissionais especializados e atuantes em departamentos específicos. Adicionalmente, costumam estar mais antenadas às soluções inovadores e ferramentas que surgem frequentemente e que podem otimizar ainda mais as rotinas do dia a dia.
Outro aspecto que vale mencionar é que, ao contratar uma agência de marketing, o único investimento é com o valor mensal acordado em contrato, sem ônus com infraestrutura, recursos tecnológicos e softwares, por exemplo. Reforçando o aspecto mencionado inicialmente, é uma alternativa que permite aos gestores se concentrem na atividade fim do seu negócio, ou seja, nas tarefas que realmente geram resultados, como as relações com clientes e fornecedores e aumento de vendas. Ademais, convenhamos que cobrar a agência por resultados é muito mais fácil do que cobrar a equipe interna, principalmente devido a estrutura disponível.
Você pode se perguntar: ah, então investir em equipe interna não é recomendado em nenhuma hipótese? Bom, não sejamos radicais. Empresas grandes e/ou com grandes orçamentos para investir em marketing costumam formar uma equipe interna, pois possuem o respaldo de profissionais para cuidar de cada frente de atuação, além de proporcionar uma estrutura mais completa, tornando a prática mais factível.
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