Ter o site na primeira página do Google e, ainda, dentre as cinco posições é o anseio de muitos empresários, afinal, não há dúvidas de que esse cenário atrai mais usuários para o canal, aumenta o tráfego das páginas, torna a marca mais conhecida e eleva as possibilidades de vendas e contatos.
No entanto, se você está lendo este artigo, provavelmente, já fez o teste e descobriu que o site da sua empresa não está bem colocado e o pior: seus principais concorrentes aparecem antes nos mecanismos de busca, certo?
Por que outros sites aparecem antes que o seu? A resposta é bastante simples. Na avaliação do algoritmo do Google os sites que aparecem antes, para aquela palavra-chave específica buscada, são melhores do que o seu. E, enquanto esta interpretação não mudar, seu site não vai se movimentar nessa classificação. Para que você passe a ganhar desempenho, você precisa investir muito em SEO.
Acompanhe este artigo e conheça mais sobre o SEO (em português – Otimização para Mecanismos de Pesquisa ou, se preferir, “como colocar um site na primeira página do Google” e veja quais desse pontos precisam ser melhorados para que o seu site alcance o topo das pesquisas na internet!
01 | Explore as palavras-chaves
Utilizar as palavras-chaves corretas é fundamental para atingir o público interessado no seu produto ou serviço, aumentando as chances de converter em contatos e, inclusive, em vendas. Para isso, faça uma lista com palavras relacionadas ao seu negócio e busque outras alternativas por meio de ferramentas específicas (Planejador de Palavras-Chave do Google ou SEMRush, por exemplo), analise as com maior potencial de ranqueamento, teste, avalie as métricas frequentemente e ajuste sempre que necessário.
02 | Invista em conteúdos de qualidade
Para aumentar a possibilidade de atração e retenção dos usuários, é essencial que a sua empresa desenvolva conteúdos de qualidade, incluindo editorias institucionais, novidades do mercado, dicas e sugestões, além das demais temáticas mais questionadas na internet.
Explore diferentes formatos e conecte as publicações para que o leitor navegue por outras páginas. Você também pode inserir iscas digitais como ebooks, vídeos e webinars para que o público participe mais ativamente do canal. Ao produzir os materiais, lembre-se de promovê-los em suas redes sociais.
Veja também: Como fazer o planejamento do conteúdo do meu blog?
03 | Tenha um site responsivo
O site responsivo proporciona inúmeros benefícios: melhora a experiência do usuário, eleva a relevância e transmite mais segurança. Além disso, ainda aumenta as chances de ser visto em resultados de buscas do Google sempre que as pesquisas forem feitas em dispositivos móveis, pois sites responsivos são, também, chamados de mobile friendly e levam vantagens pelo fato de oferecer boa navegabilidade.
Com tantas pessoas se conectando por smartphones e tablets, se o site da sua empresa não for responsivo pode perder tráfego rapidamente para outros que ofereçam melhor adaptabilidade. Fique atento(a)!
Veja também: Qual a importância de desenvolver sites responsivos?
04 | Utilize imagens
As imagens também podem ter palavras-chaves inseridas e tem a vantagem de tornar a leitura mais fácil e atrativa. Ao explorar formatos como esse, o Google irá inserir a sua imagem nas opções de “Imagens” ou, em alguns casos, como miniatura na própria página de resultados, se o buscador entender que aquela determinada palavra-chave tem um apelo audiovisual ou de localização.
Portanto, invista em imagens de qualidade, que de fato estejam relacionadas ao contexto apresentado pelo conteúdo e no tamanho adequado para permitir o rápido carregamento da página.
05 | Inclua vídeos
A expectativa de que os vídeos representarão 82% do tráfego global até 2021, somada ao fato de os vídeos serem dinâmicos e muito consumidos por pessoas que desejam informações rápidas, demonstram a importância de utilizar esse recurso nas estratégias de marketing.
Além disso, uma pesquisa realizada pela ComScore revelou que conter vídeo na página pode aumentar o tempo de navegação do leitor em até 2 minutos, contribuindo com o SEO do site e com o reconhecimento da marca. Vale muito a pena!
Veja também: Indicadores e previsões para investir em vídeos em 2019
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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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