O número de pessoas que acessa a internet e as redes sociais por meio de smartphones é cada vez maior. O estudo The Global Mobile Report, realizado pela comScore, revelou alguns dados que chamam a atenção sobre o comportamento dos brasileiros. Confira alguns números:

  1. O Brasil é o segundo país em minutos no celular por pessoa: 4.489 minutos em média;
  2. 29% dos brasileiros navegam pela internet apenas pelo celular;
  3. As mulheres são mais propensas do que os homens a serem usuárias de internet exclusivamente mobile;
  4. O mobile representa 73% do tempo online do brasileiro;
  5. 30 aplicativos principais são responsáveis por 51% do tempo do brasileiro no mobile;
  6. 95% do tempo é gasto nos dez principais apps do usuário;
  7. Do tempo total mobile, 33% é destinado a redes sociais e mensagens instantâneas;

Os dados impressionam e demonstram a importância de ter uma visão clara sobre os hábitos do consumidor para que a empresa possa se comunicar de maneira assertiva. Mas por que estamos falando tudo isso?

Simples! Toda essa demanda gera uma nova necessidade de adequar os sites dos negócios de modo que sejam responsivos, ou seja, tenham um design de páginas facilmente adaptável para cada tipo e tamanho de tela de dispositivo (notebook, desktop, smartphone ou tablet).  Dessa maneira, as informações, imagens, botões e todos os outros recursos são ajustados automaticamente, proporcionando uma melhor experiência de navegação.

Sites Responsivos

 Qual a importância de fazer sites responsivos?

Além de melhorar a experiência do usuário, o site responsivo transmite mais segurança, aumenta a relevância e, consequentemente, tem mais chances de ser visto em resultados de buscas do Google sempre que as pesquisas forem feitas em dispositivos móveis. Isso porque, sites responsivos são, também, chamados de mobile friendly e levam vantagens pelo fato de oferecer uma experiência de navegação positiva.

A relação inversa também é verdadeira, ou seja, se o site não estiver adaptado para dispositivos móveis, o Google o rebaixa nos resultados das buscas orgânicas, dificultando ainda as possibilidades de ser encontrado pelos consumidores.

Apenas esses exemplos já seriam suficientes para afirmar que fazer sites responsivos é extremamente importante para a sua empresa. Porém, ainda há outros benefícios. Veja a seguir:

  • Diminuição do tempo de carregamento

Como um site responsivo é adaptado para oferecer a melhor navegação a programação deve ser pensada para este fim. 

  • Redução de custos com manutenção

Desenvolver e manter um site para cada tipo de dispositivo é completamente inviável, por isso o design responsivo se tornou uma alternativa prática e menos custosa de manter o canal sempre atualizado.

  • Melhoria da experiência de uso

Como vimos, oferecer a melhor experiência de uso pode significar que o site da sua empresa garanta boas posições nos mecanismos de buscas, uma vez que o Google avalia tempo de permanência nas páginas e números de conversão, por exemplo. Além disso, você gera mais credibilidade, encanta o cliente e faz com que os usuários retornem ou indiquem a outras pessoas.

Não sabe se o seu site é mobile friendly?

Faça o teste agora mesmo com uma ferramenta do próprio Google.

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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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