As redes sociais são canais poderosos para gerar diversos tipos de retornos para as marcas. No entanto, com a alta competitividade, está cada vez mais desafiador se destacar de maneira orgânica, ou seja, sem nenhum tipo de esforço em anúncios. Por isso, é fundamental saber como começar a anunciar nas redes sociais para driblar esses obstáculos e fazer o investimento valer a pena.
A proposta é que você conheça os primeiros passos e como se preparar para iniciar esta etapa na sua empresa. Confira!
01 | Identifique onde a sua audiência está
Para atingir resultados na sua empresa é preciso mapear quais redes sociais o seu público mais acessa e se identifica. Dessa forma, será possível concentrar os esforços apenas nos canais produtivos.
Leia também: Minha marca deve estar presente em todas as redes sociais?
02 | Invista em planejamento
Ao iniciar as atividades em uma rede social é fundamental contar com um planejamento preciso que defina os objetivos do canal, o público-alvo, a linguagem a ser adotada, a verba disponível e os pilares de conteúdo. Com essas informações você evitará improvisos e poderá traçar caminhos mais eficientes.
03 | Segmente o público
As redes sociais contam com mecanismos que permitem que o anunciante defina exatamente as características do seu público-alvo, selecionando por idade, localização ou interesses, por exemplo. Essa medida faz com que os seus anúncios sejam exibidos para as pessoas que realmente estão interessadas no que a sua empresa oferece, aumentando as chances de conversão.
04 | Desenvolva conteúdos de qualidade
Para aumentar a possibilidade de sucesso em redes sociais, a sua empresa precisa estar comprometida com a geração de conteúdos de qualidade para despertar o interesse do público. Além disso, é possível explorar diferentes formatos de “call to action” (chamadas para ação) que estimulem o seu visitante a ir até o seu site, preencher um formulário e estabelecer um vínculo. Você também pode promover a sua página na rede social, por exemplo, ou um evento por meio de campanhas.
05 | Conheça os modelos de compra
Nesse sentido, será importante ter ideia sobre algumas siglas básicas para quem vai entrar nesse universo agora. Conheça:
- CPC – Custo por clique [o anunciante define o preço por cada clique no anúncio]
- CPM – Custo por Mil Impressões [o anunciante define o preço por mil visualizações]
- CPA – Custo por Aquisição [o anuncio define o valor a ser pago por conversões]
- CPV – Custo por Visualização [o anunciante define o valor a ser pago por visualizações]
- CPE – Custo por Engajamento [o anunciante define o valor a ser pago por interação – compartilhamentos, cliques em links, visualizações de vídeos etc]
Importante!
O formato de custo por clique costuma ser o mais indicado para iniciantes, pois só gera cobrança quando um usuário clicar de fato no anúncio. Já quem procura por Branding pode apostar em CPM e CPV.
06 | Mensure todas as ações
Ao lançar as campanhas, lembre-se de estabelecer indicadores importantes para que a sua empresa avalie a efetividade do investimento. As mídias digitais oferecem essa vantagem de possibilitar o total controle e acompanhamento das estratégias, por meio de relatórios detalhados. Aproveite para sempre extrair insights para ações futuras.
Preparado(a) para começar a anunciar nas redes sociais?
Lembre-se que você sempre pode contar com o apoio de profissionais especialistas para potencializar os resultados do seu negócio, ok! Para aprofundar mais no tema, veja também:
Como gerenciar as redes sociais da sua empresa?
Qual é a melhor rede social para investir?
Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, G+ em qual conteúdo postar em qual rede social e como?
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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