Sendo uma ferramenta extremamente eficaz para a promoção de estratégias de marketing, as redes sociais podem contribuir para o alcance de inúmeros objetivos da empresa como, por exemplo, o crescimento da receita, melhora na percepção da imagem da marca, o aumento do tráfego no site, dentre outros. Para isso, é preciso compreender os papéis e formatos de cada rede.

Se você não sabe qual tipo de conteúdo postar em cada rede social, está no local certo. Mas antes de dar continuidade à leitura, a recomendação é que você acesse o artigo “Minha marca deve estar presente em todas as redes sociais?” para compreender os diferenciais das principais opções.

Leu? Bacana, agora veja as recomendações sobre o tipo de conteúdo a adotar!

Facebook

Busque publicar conteúdos de interesse de seu público-alvo como o lançamento de produtos, os diferenciais da marca, notícias sobre o segmento de atuação, entretenimento e outras informações que possam gerar engajamento por meio de comentários. Além disso, faça enquetes de opiniões e ao final de cada publicação incentive a participação dos usuários.

Twitter

As mensagens no Twitter são limitadas a 140 caracteres e são voltadas para um público que busca informações rápidas e precisas. As publicações costumam ser relacionadas ao negócio e notícias, além de pesquisas e artigos atuais, considerando a indicação de links para complementar a leitura. Evite realizar promoções.

LinkedIn

Os assuntos abordados no LinkedIn são necessariamente relacionados ao mercado de negócios, novas oportunidades, investimentos, tecnologias etc. A rede social não é indicada para realização de promoções ou sorteios. Deixe iniciativas como essas para serem implementadas em redes sociais voltadas para a interação mais informal com o público.

Instagram

Esta rede é baseada em imagens e vídeos curtos, por isso, uma dica para ter bons desempenhos é publicar fotos dos produtos ou serviços, processos produtivos, curiosidades, aplicações e modos de uso dos produtos etc. Neste canal, a sua empresa pode abusar de promoções e enquetes.

Pinterest

O Pinterest é utilizado como fonte de inspiração em muitas ocasiões e é uma rede social excelente para gerar engajamento em temas relacionados a moda e receitas culinárias, por exemplo. Esta rede também pode ser utilizada para realizar postagens sobre reparos ou pequenos projetos domésticos.

Google+

A rede social ainda pouco explorada no Brasil tem sido muito utilizada por empresas e pessoas ligadas ao esporte. Os tipos de conteúdos mais indicados são promoções, notícias e artigos.

YouTube

Em geral, são indicados para apresentações de (1) conteúdos técnicos, que ajudam o consumidor a esclarecer dúvidas e solucionar problemas, (2) conteúdos de entretenimento com animações e demonstrações visuais e (3) conteúdos educativos, por meio de tutoriais e webinars.

Independentemente do tipo de conteúdo a ser publicado, é essencial ter frequência nas postagens, além de evitar erros gramaticais, hashtags irrelevantes, uso de linguagem extremamente coloquial e abordagem de temas polêmicos. Adicionalmente, siga as dicas a seguir:

  • Conheça o seu público e avalie os conteúdos de seu interesse;
  • Observe como o público se comunica e a melhor forma de abordá-lo;
  • Faça o exercício de compreender quais são as principais dúvidas e objeções;
  • Mantenha uma comunicação aberta e peça opiniões e sugestões;
  • Utilize os aprendizados deste artigo e adeque o conteúdo para cada rede social;
  • Invista em formatos diferenciados, explorando imagens, vídeos e ilustrações;
  • Defina os objetivos esperados para analisar que tipo de publicação é mais indicada;
  • Garanta uma identidade visual única;
  • Acompanhe as métricas e use-as a seu favor!

Ainda na dúvida? Veja outros materiais e conte com profissionais especializados para auxiliar em todo esse processo.
Como gerenciar as redes sociais da sua empresa?
Como começar a anunciar em redes sociais?
Minha marca deve estar presente em todas as redes sociais?
Qual é a melhor rede social para investir?

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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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