Gerenciar as redes sociais é uma atividade bastante complexa, mas fundamental para empresas que desejam obter resultados sólidos. Envolve não apenas a produção de conteúdo, mas também, a definição de estratégias, o relacionamento com o cliente, o monitoramento, a gestão de crises de imagem, a preparação da equipe interna e inúmeros outros fatores.

Pensando nisso, confira ao longo desse artigo, as melhores práticas para você aplicar diariamente na gestão das redes sociais da sua empresa!

01 | Defina o objetivo da sua empresa nas redes sociais

Defina objetivos como divulgação da marca, relacionamento com o cliente, lançamento de produtos e serviços, captação de leads, aumento de tráfego do site, tornar-se referência no segmento, entre outros. Essa etapa guiará todas as suas definições futuras.

 02 | Conheça o seu público

Reúna o máximo de informações do seu público: em quais redes sociais está presente, quais temas e formatos têm maior adesão, com que frequência acessa a rede, qual tipo de necessidade possui, onde está localizado, quantos anos tem, quais são suas preferências, quais meios utilizam (celular, tablet ou desktop) e assim por diante.

03 | Faça um planejamento de conteúdo

Conhecendo o seu público será possível desenvolver um planejamento de conteúdo consistente. Para começar, determine a linguagem e a frequência de publicações, de acordo com a capacidade produtiva da sua equipe, e mapeie os temas e formatos, levando em consideração a produção de conteúdos interessantes, curiosidades sobre a empresa, informações sobre o segmento e tutoriais, por exemplo.

04 | Ouça e interaja com o público

Responder a comentários, esclarecer dúvidas e demonstrar interesse em ajudar o usuário é o mínimo que se espera quando o assunto é interação. Por isso, capacite a sua equipe para responder de maneira amigável e esclarecedora, mirando sempre na satisfação e fidelização desse seguidor.

05 | Pesquise a concorrência

Para manter sua empresa competitiva é importante pesquisar sobre como a concorrência atua nas redes sociais, quais são seus pontos fortes e fracos e como você pode melhorar a sua atuação para ganhar ainda mais destaque nesses canais. Crie esse hábito, mas sempre adeque cada aprendizado à sua maneira, garantindo a permanência da identidade e valores da sua marca.

06 | Monitore sempre

Além de seguir todos esses passos, avaliar e monitorar os resultados e interações são ações essenciais. As redes sociais oferecem ferramentas com estatísticas e gráficos de desempenho para confirmar se as estratégias adotadas estão surtindo efeitos positivos. O monitoramento também é fundamental para detectar comentários negativos e reclamações de consumidores insatisfeitos em tempo hábil para solucionar conflitos, evitando que a situação se transforme em uma crise.

07 | Desenvolva um plano de gerenciamento de crises em redes sociais

Desenvolver um plano de gestão de crise é interessante para empresas de qualquer porte, pois minimiza o tempo de resposta e as consequências negativas de um comentário ou crítica. Além disso, evita a tomada de decisões precipitadas que podem comprometer de vez a imagem da empresa.

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