Boas ferramentas de análise de sites como o Google Analytics e o Woopra são capazes de gerar dados para identificar as fontes de rejeição de um site. Mas, para diminuir a taxa de rejeição de um site não podemos deixar de considerar fatores que estão aquém desta análise por serem mais subjetivos como aspectos relacionados ao próprio layout do site.
1. Links de redirecionamento:
Procure identificar quais são os links que estão trazendo visitantes para o seu site. Alguns podem trazer visitantes com maiores taxas de rejeição em função de o conteúdo de um site não ter relação com outro. Assim, pode ser necessário estabelecer novas páginas de entrada para procurar reduzir este problema.
2. Layout:
Um bom layout é aquele capaz de transmitir credibilidade e segurança. Se o seu site é bagunçado, cheio de links espalhados, com milhares de banners e pop ups que vendem de relógios a brinquedos, as pessoas entendem a função comercial da ferramenta e tendem a dar menos valor ao que leem. Se as pessoas já estão no seu site a pior parte da otimização já passou, pois você trouxe o “cliente potencial”. Por isso não é necessário que tudo grite e chame a atenção. Defina uma hierarquia e conduza o seu internauta pelos conteúdos até chegar a uma página de vendas, orçamentos ou contatos;
3. Relacione artigos:
A maioria das pessoas não tem paciência de ficar fuçando e não sabe o que o seu site tem a oferecer. Por isso, sempre que possível, relacione os artigos para que ela continue dentro do seu site lendo cada vez mais informações. Isto aumenta o número médio de páginas por visita e o tempo médio do visitante dentro do seu site.
4. Destaque conteúdos populares:
Conteúdos que recebem muitas visitas e comentários costumam ser chamarizes de visitantes. Por isso, crie espaços de destaque para eles em seu site e aproveite o tráfego de visitas que eles são capazes de gerar;
5. Organize seus conteúdos por assuntos:
Tanto em um Blog quanto em um site institucional, liste seus conteúdos por áreas para facilitar a pesquisa dos internautas. Concentre seu universo em 10 temas ou menos para fortalecer suas palavras-chave e aumentar seu potencial de rankeamento na web.
6. Revise conteúdos com altas taxas de rejeição:
Como o Google Analytics permite que você identifique as palavras-chave que estão trazendo as maiores taxas de rejeição para a sua página, revise os conteúdos das páginas de destino destas pesquisas e verifique o que pode ser modificado para melhorar sua qualidade. Invista em gráficos, desenhos explicativos e cases para deixar o texto corrido menos cansativo.
7. Evite textos gigantescos e mal redigidos:
Procure trabalhar com textos de uma ou duas laudas. As pessoas são preguiçosas para ler e não aguentam textos redundantes. Seja conciso, prático e dê muitos exemplos. Releia seu conteúdo antes da publicação para evitar erros. Conte com uma boa equipe de redação e revisão.
8. Otimize seu site:
A otimização para ferramentas de busca (SEO) de um site envolve uma série de fatores. Na visão da Conceito Ideal o conteúdo possui um papel chave para que um site tenha um melhor desempenho. Comece a aprender sobre otimização no artigo: O que é SEO? Como aplicar a SEO em meu site?
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