Ferramentas de busca como o Google entendem de maneira diferente palavras e expressões chave que sejam similares ou que queiram dizer a mesma coisa com palavras diferentes. Ou seja “otimizar site” não é a mesma coisa que “otimização de sites” e, por mais que o conteúdo de resultado se refira a mesma coisa, o Google tende a entregar resultados distintos. É lógico que existem exceções. Mas se você quiser aparecer no topo das pesquisas para ambos os resultados o seu trabalho sempre será dobrado.

Quando alguém procura por “otimização de sites” os resultados de busca são amplos e trazem um rankeamento com uma disputa internacional de páginas com conteúdo relevante em português. Quando a procura é por “otimização de sites em Curitiba” ou “otimização de sites Curitiba” os resultados são regionalizados. Nesta segmentação geográfica é muito mais fácil de se competir diretamente e atingir o topo focando uma cidade como Curitiba (aproximadamente 2 milhões de habitantes).

Neste sentido os “de” “para” “em” também interferem nos resultados. Repare que quando você usa “otimização de sites em Curitiba” os resultados que aparecem são focados no cruzamento com mapas no caso do Google Maps. Assim, os esforços de cadastramento e o rankeamento são diferentes e devem considerar uma estratégia específica para este fim.

Afinal, o que ranquear? Otimização de sites em Curitiba? Ou otimização de sites?

Como recomendação de especialistas a análise deve ser feita em função de duas perguntas principais:

– O produto ou serviço que você oferece tem um raio específico de trabalho?

– Como está a concorrência por estas palavras-chave?

Se você tiver uma limitação geográfica de atuação, procure rankear todo o seu conteúdo localmente. O resultado será melhor. Todavia, se você consegue atender todo o território nacional, por que não competir no mercado amplo? Inicie a competição por palavras menos disputadas e conquiste boas posições com elas. Paralelamente invista em conteúdos que fortaleçam as palavras que realmente são sua prioridade.

A otimização de sites possui inúmeras outras facetas. Por isso é tão importante contar com especialistas. Entre em contato com a Conceito Ideal e agende uma consultoria. Nossa equipe está pronta para lhe ajudar!

Por que meu site não aparece no Google?
Quanto custa aparecer na primeira página do Google?
Como anunciar no Google?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.