Para a Conceito Ideal um site não deve:

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-1– Esconder os contatos

Muitas empresas não destacam os seus contatos na primeira página. Optam por criar links de “Contatos” ou Sublinks de “Atendimento” em páginas específicas.

Desta forma elas forçam o internauta a navegar pelo site e reduzem as taxas de rejeição de suas páginas.

Isto não é errado, mas deve ser simplificado e facilitado. Por isso, permita que o internauta encontre todos os dados necessários para contato com apenas um click em uma área visível do seu site.

Especificamente para a criação de sites com lojas virtuais, além de telefone e e-mail mostre o endereço da empresa. As pessoas são muito inseguras na hora de transmitir informações pessoais na internet. Quanto mais você puder mostrar que sua empresa é real e tem credibilidade no mercado, melhor!

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-2– Ter grandes blocos de texto sem imagens de referência

Para a maioria das pessoas ler é chato. Ler na internet então, mais chato e cansativo ainda. Assim, como aqui você não tem problemas como a limitação de espaço de uma página impressa, use os recursos e as possibilidades de interatividade que a internet lhe oferece:

– Inclua fotos;
– Use desenhos;
– Poste vídeos;
– Faça gráficos;
– Desenvolva um “quiz” (perguntas e respostas on line);
– Etc.

Use a sua imaginação. Só não deixe a sua página parecendo um pinheirinho de Natal com a utilização de muita coisa ao mesmo tempo. Se não, o resultado é o inverso. O internauta tende a dispersar a atenção com muita coisa ao mesmo tempo.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-3– Ter poluição visual

É a continuação do tópico acima. Evite usar ao mesmo tempo muitas coisas piscando, vibrando, mexendo, pop-ups, propagandas em banners por todos os lados, imagens com marca d’água no fundo e etc. Não é apenas por uma questão de hierarquia visual ou pelo fato de o internauta ficar se perguntando “Para onde eu vou agora?” É porque fica feio mesmo. Feio e apelativo.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-33– Ser um site pesado que demora a carregar

Site bom é site rápido. Praticamente tudo o que você puder fazer para tornar um site mais leve, e consequentemente mais rápido de carregar, faça. Se você precisa transmitir muita informação, separe-as em links e sublinks. Se tem que colocar muitas imagens, ajuste-as para a resolução de 72 dpi no tamanho exato que elas vão abrir e assim por diante.

Sites em flash tendem a ser mais pesados pois carregam todo o conteúdo antes da visualização. Nos moldes atuais da internet: use com moderação.

Ler mais sobre a criação de sites em flash x html.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-4– Ter imagens muito grandes

As imagens (fotos, gráficos e desenhos) precisam ser muito bem pensadas na criação de um site. Não podem ser tão pequenas a ponto de serem mal utilizadas e não devem ser tão grandes a ponto de gerarem problemas de carregamento e visualização.

É comum encontrarmos sites com fotos tão grandes que precisam de barras de rolagem para a sua visualização total. A não ser que você queira que todos usem a sua imagem para um download, não trabalhe com dimensões maiores do que 500 pixels (maior lado) para 72 dpis. Esta dica depende muito do layout adotado.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-5– Ter produtos cadastrados sem fotos

As pessoas querem saber exatamente o que estão comprando. Por isso, por mais que este seja um processo lento e moroso, coloque ao menos uma imagem de referência por produto cadastrado. As pessoas tendem a associar “imagem não disponível” a “produto não disponível”.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-6– Ter bugs

Sabe quando você entra em um site e pensa: “Hummmm tem alguma coisa errada aqui”. Pode ser algo desalinhado, uma imagem que não abriu, uma animação que está faltando… Mesmo sem saber exatamente qual foi o Bug que aconteceu, o internauta tem essa percepção.

Como saber se o seu site tem algum bug? Teste, teste e teste novamente. Abra o seu site em todos os navegadores considerados modernos e entre em todas as páginas. Use todos os links. Peça para que outras pessoas façam isso para você. Analise a forma como essas pessoas utilizam o seu site.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-7– Usar combinações de cores duvidosas

Este é um tópico delicado. É possível fazer sites muito bacanas usando combinações de cores fortes, até mesmo berrantes, e ainda assim ter um site de muito bom gosto. Dentro de uma proposta específica, para alguns segmentos, pode ser algo que vire uma tendência de mercado.

Para fazer isso corretamente é preciso conhecer a fundo como as cores se relacionam, o que elas representam, e principalmente a quantidade de cor usar em que posição, e em qual tonalidade.

Se você não tiver ideia nenhuma do que estamos falando, use preto no branco.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-8– Ter links quebrados

Links que levam nada a lugar nenhum podem levar o seu internauta para fora do seu site. Ferramentas como o Google Webmaster Tools ajudam você a identificar se no seu site existem links quebrados.

Por isso, ao menos uma vez ao mês, verifique se todos os links do seu site estão direcionando o internauta ao destino correto, e se este link ainda é relevante. Se não, corrija.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-9– Ter links que não parecem links

Se você tem um link que não tem “cara de link” como é que o seu internauta vai saber que ele realmente é um link? Deixe claro para o seu internauta o que você quer que ele faça e onde quer que ele clique. Simplifique. Não exija que as pessoas pensem muito.

quais-sao-os-principais-erros-de-um-site-10– Ter um texto fraco, raso, sem continuidade e com erros de português

Atraia o internauta pela qualidade do seu conteúdo. Fale sobre aquilo que ele quer saber na linguagem que ele entende. Para produzir informação relevante conte com pessoas que tenham conhecimento e experiência na área que você atua.

Se você não for a melhor pessoa para dar uma explicação, não tenha receio de contratar especialistas. Use revisores. O investimento vale a pena.

Leia mais sobre como produzir conteúdos para o seu site.

Gostou deste post? Conhece algum site com estes erros? Indique este post a algum contato.

Quer que o site da sua empresa não chegue nem perto desses erros? Conheça os planos de criação de sites da Conceito Ideal e solicite um orçamento.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.