No mundo digital estar fora da internet é praticamente não existir. Até mesmo a menor das empresas que não tende a potencializar clientes através da internet tem uma página disponível on-line.
Neste contexto, muitos clientes nos perguntam: Criar site grátis vale à pena?
De forma prática, ter um site, por mais simples que ele seja, já é estar um passo à frente na internet. Todavia, caso este site não seja bem construído tanto em termos de layout, quanto em termos de programação e conteúdo, ele pode transmitir a imagem de uma empresa fraca, sem estrutura, e esta associação é muito negativa. Se você não transmite credibilidade através da sua página, não está dando argumentos para que um cliente potencial estabeleça contato.
Estatísticas apontam que uma pessoa leva poucos segundos para decidir se gosta ou não de um site. O Google Analytics tem uma forma de analisar este quesito: Bounce Rate (taxa de rejeição). Isso quer dizer que o Google avalia o seu site tentando entender se as pessoas gostam ou não do conteúdo que vem. Se em menos de 8 segundos a pessoa não clicar em nada e sair da página, ele considera que sua página foi rejeitada. Porém, a taxa de rejeição deixou de ser fator de classificação para raqueamento, porque é preciso considerar os fatores que podem ter ocasionado essa rejeição, como por exemplo: conteúdo apresentado de forma desinteressante e cansativa, interesse muito específico sobre o assunto que é abordado de forma mais ampla na página, clique acidental, clique por engano, entre outros fatores. Dessa forma, a taxa de rejeição não significa que efetivamente ela foi construída de forma inadequada.
A maioria das ferramentas para criar sites grátis é limitada, justamente para facilitar a configuração de layout e manutenção de conteúdo por pessoas que não tenham muito conhecimento sobre Webdesign. Assim, os sites ficam muito parecidos e pouco personalizados. Além disso, grande parte das ferramentas abre muitos espaços para propagandas genéricas e “polui” o layout. Todavia, esta é a forma que estes sistemas de sustentam. A criação do site pode ser gratuita para você, mas alguém tem que bancar o desenvolvimento constante do sistema.
Como profissionais da área de Webdesgin, não recomendamos ferramentas para criar sites gratuitos para empresas que tenham um pouco mais de estrutura e visão nesta competição on-line. Colocar um site na internet não é sinônimo de visitas e tão pouco de novos negócios. Seu site só vai atingir bons resultados caso você consiga otimizá-lo para os sistemas de busca através do serviço de SEO (Search Engine Optimization).
A otimização de sites envolve uma série de variáveis e uma equipe de profissionais especializados na área. Envolve programação, redação, design e muita estratégia. Se for para aprender tudo o que é necessário sobre cada uma destas áreas para poder aplicar técnicas específicas em seu site, você vai perder muito tempo e o foco no seu trabalho.
Em resumo: criar um site e publicá-lo na internet é fácil e não precisa, necessariamente, ser feito por profissionais experts em webdesign. Todavia, se você espera ter resultados com materiais veiculados na internet é melhor contratar as melhores empresas do ramo, caso contrário o resultado pode ser praticamente nulo.
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