Existem duas formas de aparecer na primeira página do Google. A mais fácil é usar links patrocinados (com os anúncios que aparecem na parte superior e na lateral da página de pesquisa). A mais difícil é construir um site otimizado para que ele apareça como o melhor resultado de pesquisa (técnicas de SEO – Search Engine Optimization).
Na prática, o ideal é trabalhar com as duas. O link patrocinado pode ser configurado rapidamente e começar a trazer resultados de um dia para o outro. O valor varia de acordo com as palavras-chave que o cliente quer anunciar. Quanto maior a disputa, maior o valor por clique pago. O problema de uma estratégia baseada apenas em links patrocinados é que apenas uma pequena parcela das pessoas que entra em seu site converterá a visita em contatos, orçamentos e compras. O volume de pessoas dentro do site precisa ser grande para que as vendas comecem realmente a aparecer. Além disso, com os concorrentes cobrindo lances constantemente o valor do clique vai subindo e você pode, em poucos meses, estar pagando R$ 10,00 ou R$ 50,00 em um clique que não necessariamente vai converter em negócios.
A otimização de sites (SEO) é a melhor estratégia considerando a relação custo x benefício. O problema é que os resultados aparecem a longo prazo (em média 6 a 9 meses, dependendo da disputa do segmento). Todavia, uma vez nas primeiras páginas do Google, o site passa a receber um volume grande de acessos e isso se converte em mais contatos. Estar na primeira página do Google organicamente entrega um dos melhores posicionamentos de mercado possíveis. Você paga o profissional de SEO, mas não precisa pagar pelo clique.
Existem segmentos que têm muitos acessos com links patrocinados e outros em que o SEO é mais forte. É muito fácil encontrar pessoas que não fazem ideia de como funcionam os anúncios no Google e não sabem a diferença entre o que é link patrocinado e resultado orgânico. Como o ideal é ter mais cliques, sempre é uma boa estratégia investir nos dois formatos.
Quer posicionar seu site melhor na internet? Entre em contato com a Conceito Ideal.
Este artigo foi gerado para responder perguntas que chegam até o nosso site. Mande a sua para: conceitoideal@conceitoideal.com.br.
Mais artigos relacionados a links patrocinados e SEO:
AdBlock Plus x Google AdWords x Posicionamento Orgânico
Dá para aparecer na primeira página do Google sem links patrocinados?
Como pagar menos no clique do Google AdWords?
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.