Fake news são “notícias falsas” compartilhadas na rede como se fossem verdadeiras. Embora as fake news não sejam mais novidade, seus efeitos foram potencializados com a expansão dos dispositivos e das mídias digitais. Trata-se de um fenômeno bastante preocupante no que diz respeito a reputação de marca, afinal, tem o poder de mobilizar grandes massas.

Um estudo realizado pela agência Advice, em 2017, indicou que 78% dos brasileiros se informam pelas redes sociais. Destes, 42% admitem já ter compartilhado notícias falsas e 39% informaram averiguar as notícias frequentemente antes de divulgá-las.

Uma pesquisa da Aberje (2018) mostra que as fake news preocupam 85% dos representantes das empresas e que, apesar disso, 67% das organizações não têm esse assunto em seus temas estratégicos. Dentre os principais impactos, os participantes elencaram danos à reputação da marca (91%), danos à imagem da empresa (77%), perdas econômico-financeiras (40%) e credibilidade (40%).

Em muitos casos, as informações falsas podem gerar consequências graves como os relatos de pessoas que foram agredidas e até assassinadas. Na política, há a discussão de que esse recurso foi utilizado na campanha de Donald Trump, em 2016, contribuindo na eleição presidencial. No meio corporativo, notícias falsas costumam ganhar repercussão e abalar a credibilidade e, consequentemente, a saúde financeira dos negócios. Nesse sentido, uma das principais preocupações é evitar crises de imagem.

O que se percebe, portanto, é que fake news podem ser extremamente danosas por impactar diretamente a construção e reputação das marcas que, por usa vez, ficam vulneráveis a inúmeras ações de pessoas mal-intencionadas. Por isso, que tal se prevenir e saber como evitar cair em notícias falsas? Antes de mais nada, a dica é considerar a fonte, investigar o site e fazer pesquisas em buscadores para verificar se há outros canais veiculando a mesma informação.

Além disso, expressões como “compartilhem antes que apaguem”, “repassem a todos” ou “meu amigo confirmou tudo”, costumam indicar que a informação é improcedente. Empresas como Facebook e Google desenvolveram recursos para evitar que notícias falsas sejam postadas ou identificadas em mecanismos de busca. Para fazer a verificação, é possível digitar o tema o qual deseja confirmar a veracidade e incluir a palavra “hoax” em seguida. Assim, o Google localizará todas as notícias falsas divulgadas sobre o assunto.

Adicionalmente, para evitar os impactos é fundamental nutrir os clientes/consumidores com informações oficiais e oferecer experiências agradáveis para que sejam defensores da marca em momentos de crise. Manter o monitoramento das redes sociais também é algo essencial para quem deseja estar um passo a frente e detectar qualquer tipo de ameaça o mais rápido possível. Por fim, prepare-se criando processos claros sobre como reagir em momentos como esse.

E para você que está em meio a uma crise de imagem, confira outros artigos e cases e adapte para o seu negócio:
O que não fazer em Gestão de Crise de Imagem nas redes sociais?
Gestão de crise de imagem – Por que fortalecer a reputação da marca é tão importante?
Como reverter cenários em que a imagem da empresa foi comprometida?
Gestão de imagem: Como responder às críticas e reclamações na internet?

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