1. Tenha uma boa base de e-mails
Não compre listas de e-mails de sites que vendem 200.000 contatos por valores irrisórios. Procure começar a trabalhar com os seus clientes atuais e invista em cadastros de entrada através do seu site. Estes clientes já possuem predisposição a compras, por isso, suas campanhas serão mais eficientes.

2. Agrupe seus contatos por afinidades e interesses
Dependendo do seu segmento e da forma como seus cadastros foram realizados você pode ter diferentes faixas etárias, status de relacionamento, diferenciação por sexo, profissão, etc. Se você tem um e-mail marketing direcionado apenas para mulheres falando sobre uma nova linha de absorventes, por exemplo, fale apenas com mulheres. Não espalhe e-mails para todos os cantos achando que sua comunicação é de interesse público.

3. Se possível, personalize o e-mail marketing
O percentual de internautas que le e-mails personalizados é, em média, 14% maior.

4. Crie um título de e-mail atrativo
É possível colocar no título qual a vantagem do seu produto, serviço ou a razão de aquela pessoa estar recebendo aquela mensagem? Então o faça. Seja persuasivo. Se o internauta não gostar do título, não irá abrir o seu e-mail.

5. Evite e-mails mkts muito grandes, com muita informação e textos longos
As pessoas, em geral, têm preguiça de ler. Por isso, seja objetivo e faça um link para o seu site. Se as pessoas realmente estiverem interessadas em conhecer o seu produto, elas procurarão por mais informações nele.

6. Deixe sua “Call to action” (CTA) bem visível
A “Call to action” é a razão pela qual você está realmente enviando aquele e-mail marketing para o seu cliente. Assim se você espera que ele compre algo, deixe escancarado o botão “comprar agora” ou qualquer outra ação que você tenha imaginado.

7. Seja visual
Use cores, fotos bonitas, fontes com um bom tamanho de leitura e chame a atenção do seu cliente. Mantenha um padrão de identidade visual para que o cliente sempre associe sua comunicação seja on-line ou em sua loja/empresa física. E, de vez em quando. quebre todas as regras.

8. Posicione-se como um canal aberto de comunicação
Não se coloque como uma empresa interessada apenas em “VENDER, VENDER, VENDER”. Não mande só e-mail mkts com ofertas, promoções e destaques. Apresente-se como um canal aberto para que o cliente mande seus comentários e opiniões. Convide seus clientes a participar e interagir. Crie mensagens de aniversário, final de ano, natal, datas comemorativas, mande dicas e conteúdos interessantes.

9. Envie seu e-mail marketing no momento correto
Conheça os hábitos de consumo do seu público-alvo e procure enviar o seu e-mail mkt no momento correto. Dessa forma ele será melhor aceito e tenderá a trazer resultados melhores. Os melhores dias e horários variam muito de acordo com cada segmento.

10. Tome cuidado com a frequência de envios
Seu cliente quer receber a informação, mas sua empresa não deve se tornar inconveniente. A maior razão para descadastramento de clientes que recebem materiais online é a alta frequência de envio. Trabalhe com envios mensais, quinzenais ou, no máximo semanais.

11. Respeite as regras para envio de e-mail mkt e newsletters
Explique, mesmo que com letras pequenas, por que o internauta está recebendo aquela comunicação e deixe a opção para descadastramento (Opt-out). Quando receber uma solicitação para descadastro, respeite o seu cliente. Não envie mais e-mails.

12. Tenha uma boa ferramenta de envio
Mesmo que sua base de cadastros seja pequena, trabalhe com uma boa ferramenta de envio. Os sistemas de envios de e-mail marketing e newsletters vão tentar furar as barreiras anti-spams e entregar a sua mensagem. Além de ser mais fácil controlar os cadastros, as ferramentas de envio têm como analisar quantas pessoas abriram a mensagem, quantas foram até o site e vários outros dados de interesse.

13. Mensure os resultados
Com uma ferramenta de envios você será capaz de mensurar resultados, por isso, invista tempo de qualidade nesta análise. O e-mail marketing enviado obteve o resultado? Se não, quais os possíveis fatores que podem ter atrapalhado isso? Se obteve um bom resultado, qual foi o fator determinante para tal? Assim você consegue identificar boas práticas e torná-las mais frequentes.

14. Faça testes e procure inovar
Quando começar a atingir bons resultados, não deixe de testar outras técnicas e nunca deixe de inovar. Acompanhe o desenvolvimento das ferramentas de análise dos envios e o comportamento posterior dos clientes em seu site.

Quer desenvolver campanhas de e-mail marketing eficientes? Conte com o trabalho da Conceito Ideal. Solicite uma proposta.

Confira alguns exemplos de e-mail marketing desenvolvidos pela Conceito Ideal:

 8 8 1
 8 2 8 3
 8 4 8 5

Mais artigos relacionados a e-mail marketing:
Como criar uma revista ou boletim online
Como usar o Facebook para divulgar a minha marca?
Como comparar marcas através do Google Trends

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.