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Marcas

Como registrar uma marca? Passo a passo – Etapa 2

Várias empresas credenciadas junto ao INPI oferecem serviços de registro de marca. Além das taxas, elas podem cobrar um valor referente ao trabalho realizado durante todo o processo de registro. Porém, são a melhor opção caso você tenha dificuldades em identificar, por exemplo, a categoria na qual sua empresa se enquadra. Fazer um registro de marca por conta própria necessita de tempo para estudar sobre as etapas que envolvem este processo e também para acompanhá-lo. Por isso, caso você não disponha de tempo em sua agenda, a melhor maneira é contratar uma empresa especializada. Mas, devido o desenvolvimento da internet [...]

Como registrar uma marca? Passo a passo – Etapa 1

Um dos primeiros passos que você deve fazer ao criar um negócio, seja uma loja ou indústria, é registrar o nome da sua marca. No Brasil, este registro sempre estará atrelado a uma categoria de serviços ou produtos. Assim, é possível que produtos de diferentes categorias (dentre as listadas pelo INPI) tenham o mesmo nome, mas sendo de empresas diferentes, eles não devem ter as mesmas fontes, cores e o mesmo símbolo. A exclusividade de uma marca é do indivíduo que fez a solicitação de registro primeiro e a validade é nacional. Contudo, este não é um serviço gratuito. Ao [...]

Como criar uma marca?

Marca é um nome, um sinal ou a combinação de ambos cujo objetivo é identificar bens e serviços e diferenciá-los dos concorrentes. É a representação simbólica normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original. Desenvolver uma marca vai além da criação de um desenho, pois esta assinala que um produto ou serviço recebeu em seu exterior uma identificação, o registro de uma organização. A marca se inscreve na lógica de diferenciação de produção. Faz com que os consumidores distingam [...]

Tipos de Marca

Marcas possuem várias formas de classificação. O registro no INPI segue uma estrutura mais simples com apenas quatro categorias (nominativas, mistas, figurativas e tridimensionais), mas aqui apresentamos uma das várias classificações de Marketing com alguns exemplos: - Marca Nominal – Aquela que designa um produto e pode ser expressa em palavras Ex.: Milka, Passatempo - Marca de Família – Uso da mesma marca nominal para toda uma linha de produtos. Ex.: Nescau e os outors derivados de chocolate da linha. - Extensão de Marca – prática de usar uma marca existente para um novo produto. Ex.: Sabonete e Xampu Vinólia. [...]

23 de setembro de 2013|Categorias: Marcas|Tags: , , , |

Por que uma empresa precisa ter um manual de marca?

O manual de marca é essencial para que a marca sempre seja aplicada dentro de um mesmo padrão. Se a marca se apresenta sempre da mesma forma, é mais fácil para o público-alvo identificá-la por uma associação de cores, tipografia, símbolos, etc. Se o tom de cor varia ou a fonte é trocada de repente por alguma similar para um determinado material, há um estranhamento do público. A marca fica enfraquecida. Além disso, a marca será manuseada por diversas empresas. Nem sempre o designer que criou a marca será o responsável pela identidade visual, folder, flyers, catálogos ou site. Sem [...]

Quais itens precisam aparecer em um manual de marca?

Toda marca deveria ter um manual de marca. O manual de marca é um documento que reúne informações do conceito de marca e todas as suas possibilidades de aplicação. Por isso, é necessário conter: - Aplicação de Marca em tons de cinza; - Aplicação de Marca em PB; - Padrão de cores (Pantone, CMYK, RGB e percentuais de Preto); - Indicação de Tipografia (primária, secundária e sugestões); - Tamanho mínimo para aplicação de layouts com e sem slogan; - Espaçamento mínimo / distanciamento; - Aplicação sugerida em fundos padrão (claros, escuros, vibrantes); - Aplicação sugerida em fundos ruidosos (imagens e [...]

15 de Janeiro de 2012|Categorias: Marcas|Tags: , |

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