Antes de realizar a compra de um determinado produto ou serviço, muitos brasileiros aderiram ao hábito de buscar informações na internet para saber mais sobre as empresas, como foi a experiência e qual a opinião dos consumidores, entre inúmeras outras dúvidas. Nesse sentido, na pesquisa Total Retail Survey 2016, realizada pela PwC, 56% dos brasileiros afirmam já serem influenciados por avaliações, comentários e feedbacks durante sua jornada de compra online.
A partir desse dado já fica evidente a importância da reputação da marca. Porém, os benefícios não param por aí. Além do impacto no processo de decisão de compra, outra pesquisa realizada pelo MIT com estudantes em busca de emprego revelou que a reputação é o segundo aspecto decisivo por optar por trabalhar nas empresas, ficando atrás apenas de questões como salários e compensações. A reputação também influencia diretamente nos preços dos produtos/serviços e das ações da companhia.
Mas, o que é reputação de marca?
A reputação corporativa é a maneira como uma empresa é percebida pelo mercado e, principalmente, por seus consumidores. É um importante diferencial competitivo e, portanto, determinante no processo de escolha do consumidor. Quando positiva, a reputação endossa a qualidade do produto/serviço, garante mais tranquilidade aos clientes, atrai mais talentos e demonstra solidez ao mercado.
Segundo o Reputation Institute, o público é mais propenso a apoiar as empresas mais respeitáveis. Diante disso, entende-se que a criação de um relacionamento próximo aos públicos de interesse é uma estratégia essencial para fortalecer a imagem institucional. Nesse sentido, as mídias digitais podem ser bastante exploradas para potencializar ainda mais os resultados.
Veja também: Dicas de boas práticas para construção de reputação e gestão de crise
O que é importante reforçar é que construir uma reputação sólida leva tempo e exige esforço. Ações pontuais não são suficientes para elevar e manter uma reputação. É preciso desenvolver uma identidade corporativa forte, investir em comunicação, cumprir com os compromissos, inovar, fechar parceria com fornecedores idôneos, entre outros.
Todo esse esforço vale a pena, afinal, uma reputação favorável permite a implementação de políticas de preços mais agressivas que o mercado, aumenta o acesso a fornecedores de qualidade, potencializa a produtividade no trabalho, garante maior lealdade por parte dos clientes em processos de compra e, principalmente, em cenários de possíveis crises, permitindo uma recuperação mais rápida.
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