O marketing tem um papel extremamente importante para alavancar o crescimento, criar ou manter um relacionamento próximo dos clientes e, consequentemente, melhorar os resultados do seu escritório de advocacia. No entanto, é fundamental que compreenda que o marketing está pautado em, basicamente, quatro pilares: serviços oferecidos, preço praticado, localização e, por fim, a comunicação.

Por que estou dizendo isso? Simples. Normalmente, quando as pessoas pensam em “fazer marketing”, logo associam com divulgação, ou seja, relacionam apenas com o pilar de comunicação. Enquanto que, na verdade, antes mesmo de divulgar o seu escritório, precisamos que os outros três aspectos estejam bem definidos.

Nesse sentido, faça um exercício inicial e tente compreender quais são as características de seus clientes, onde estão, como chegam até você, quais são os diferenciais do seu escritório, quem são seus concorrentes, como fazem a divulgação e assim por diante.

Com esta analise você terá mais clareza sobre o cenário e estará preparado(a) para receber novos clientes frutos de indicações ou, ainda, pessoas impactadas pelas ações de comunicação que você implementou. Independentemente de como o cliente chegou até o seu escritório de advocacia, parece um cenário bastante favorável, não é mesmo?

De fato, conquistar novos clientes é sempre ótimo. Entretanto, observe que, em geral, quando ocorre por meio de uma indicação, os clientes já chegam praticamente decididos a contratar você, afinal, alguém em quem ela confia fez a recomendação. Dessa forma, essa pessoa estará mais aberta para aceitar as suas sugestões.

Quando, por outro lado, os clientes surgem a partir das ações de comunicação, você encontra inúmeras outras barreiras. Normalmente, esse público está na fase de pesquisa e deseja entender as soluções disponíveis, pois o conhecimento que possui foi baseado exclusivamente nas informações obtidas no site, redes sociais ou em comentários. Portanto, é um processo que demanda mais tempo e investimentos.

De toda forma, após aprofundar-se nesse cenário e entender o perfil dos clientes que podem buscar o seu escritório, chega o momento de desenhar um Plano de Marketing para o seu escritório de advocacia, incluindo um Plano de Comunicação assertivo. Consulte a Conceito Ideal para ver como iniciar esse trabalho de maneira assertiva e, ainda assim, respeitando o Código de Ética da OAB.

Se você já está na etapa de planejar a comunicação e deseja saber como anunciar o seu Escritório de Advocacia, aproveite e confira estes artigos:
Como divulgar um Escritório de Advocacia?
Marketing para Advocacia – como fazer?
Propaganda para Advogados – 05 Dicas
Dicas de marketing para Escritórios de Advocacia

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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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