Media training refere-se ao treinamento dado aos profissionais para prepará-los para representar, de maneira adequada, a empresa nos meios de comunicação e na imprensa. Esses representantes são conhecidos como porta-vozes e são fundamentais no processo de gestão de crise, lançamentos de produtos ou apresentação de resultados organizacionais.

Os porta-vozes têm um papel essencial na construção da imagem e reputação de uma empresa e precisam estar sempre prontos para atuar de maneira assertiva. Esses profissionais, em geral, são CEOs, diretores e gestores com amplo conhecimento sobre o negócio e acostumados com a dinâmica empresarial.

Dentre as características desejadas para um porta-voz, temos:

  • Habilidades de comunicação;
  • Estar sempre bem informado;
  • Ter facilidade em trabalhar em equipe;
  • Ser acessível e resistente às longas horas de trabalho;
  • Saber ouvir e ser cordial em situações críticas (inteligência emocional);
  • Desenvoltura e carisma para lidar e responder às perguntas da imprensa;

São muitas as exigências para deixar este profissional preparado, não é mesmo? Por isso, investir em media training é algo extremamente recomendado. Nesses treinamentos, os profissionais costumam desenvolver atividades e processos imprescindíveis para momentos cruciais. Veja como funciona:

  • Elaboração de listas de possíveis perguntas que podem ser feitas pelos jornalistas;
  • Preparação das respostas mais adequadas para cada caso;
  • Simulação da situação, incluindo gravação e análise do resultado;
  • Orientações sobre quais temas ou termos devem ser evitados;
  • Roupas, acessórios e postura ideais para transmitir a mensagem desejada.

Mas lembre-se que esse é um trabalho preventivo! Portanto, confira aqui o que é e como fazer um Plano para Gestão de Crises de Imagem para empresas e previna situações de risco.

Quer saber mais sobre Crises de Imagem? Confira outros cases e artigos:
Cases de Crises de Imagem – Parte 1
Cases de Crises de Imagem – Parte 2
Difamação empresarial – ações de indenização
O que fazer após superar uma crise de imagem na empresa?
Falaram mal da minha empresa na internet. Como devo agir?
Dicas para gerir crises em redes sociais

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