Media training refere-se ao treinamento dado aos profissionais para prepará-los para representar, de maneira adequada, a empresa nos meios de comunicação e na imprensa. Esses representantes são conhecidos como porta-vozes e são fundamentais no processo de gestão de crise, lançamentos de produtos ou apresentação de resultados organizacionais.
Os porta-vozes têm um papel essencial na construção da imagem e reputação de uma empresa e precisam estar sempre prontos para atuar de maneira assertiva. Esses profissionais, em geral, são CEOs, diretores e gestores com amplo conhecimento sobre o negócio e acostumados com a dinâmica empresarial.
Dentre as características desejadas para um porta-voz, temos:
- Habilidades de comunicação;
- Estar sempre bem informado;
- Ter facilidade em trabalhar em equipe;
- Ser acessível e resistente às longas horas de trabalho;
- Saber ouvir e ser cordial em situações críticas (inteligência emocional);
- Desenvoltura e carisma para lidar e responder às perguntas da imprensa;
São muitas as exigências para deixar este profissional preparado, não é mesmo? Por isso, investir em media training é algo extremamente recomendado. Nesses treinamentos, os profissionais costumam desenvolver atividades e processos imprescindíveis para momentos cruciais. Veja como funciona:
- Elaboração de listas de possíveis perguntas que podem ser feitas pelos jornalistas;
- Preparação das respostas mais adequadas para cada caso;
- Simulação da situação, incluindo gravação e análise do resultado;
- Orientações sobre quais temas ou termos devem ser evitados;
- Roupas, acessórios e postura ideais para transmitir a mensagem desejada.
Mas lembre-se que esse é um trabalho preventivo! Portanto, confira aqui o que é e como fazer um Plano para Gestão de Crises de Imagem para empresas e previna situações de risco.
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