Antes de afirmar que o Google Adwords não está trazendo retorno para a sua empresa, procure avaliar os seguintes aspectos:
– Como sua empresa filtra as ligações e contatos de entrada?
É necessário identificar quais os meios que estão proporcionando estas ligações, visitas e e-mails. Tente tabelar informações com dados do contato (nome, telefone, e-mail) e origem (um anúncio em portal, lista telefônica, revista, painel, indicação, etc.). Se o contato vier através do Google (ou outra ferramenta de busca) procure investigar se a pessoa acessou através de link patrocinado ou por busca orgânica e quais palavras foram utilizadas.
– Como você avalia o layout do seu site?
Seu cliente potencial leva menos de 10 segundos para decidir se gosta ou não do seu site. Por isso é tão importante que o layout do seu site, assim como a sua marca, transpassem credibilidade e segurança. Ter muitas visitas e nada de contato pode ter uma relação direta com a percepção que os internautas têm da sua página.
– Quanto você está investindo em links patrocinados?
O valor de investimento é sempre relativo pois depende da concorrência, das palavras-chave e da região de cobertura, todavia, com valores muito pequenos a probabilidade de retorno é diretamente proporcional. Não esqueça que, dentre todos os visitantes do seu site, apenas uma parcela irá entrar efetivamente em contato. A vantagem é que o Google possui ferramentas que orientam investimentos em função do potencial de mercado. Assim, você pode ter uma visão mais ampla de como está a procura.
– Em que posição média seu anúncio está aparecendo?
A maioria dos anunciantes quer manter as posições de 1 a 3 na listagem. Todavia, brigar por estas posições implica em gastar mais. Para estratégias de empresas com menos recursos financeiros o recomendado é manter posições entre 5 e 7, mas isso pode significar menos cliques. A relação entre impressão e cliques recomendada pelo Google é de 4%.
– Os cliques vindos do Google Adwords estão se convertendo em vendas, orçamentos ou contatos?
Além dos controles estabelecidos pela sua empresa no contato de entrada, o Google Adwords pode ser configurado para traçar o caminho dos visitantes e mostrar se a pessoa que veio através de um clique realizou, ou não, uma conversão no seu site. É mais uma ferramenta de controle para a sua empresa.
– Quantas palavras você está usando para anunciar?
Procure sair do lugar comum e evite competir apenas pelas principais palavras de busca utilizadas. Rentabilize seus cliques estudando outras possibilidades com anúncios específicos para estes novos grupos de pesquisa.
– Quais produtos e serviços você está anunciando? A procura deles é on line?
O melhor canal de comunicação para o seu produto ou serviço é a internet? O que você está anunciando tem demanda? Muitas vezes o maior problema de anunciar on line é que a procura pelos serviços ocorre prioritariamente por outras fontes. Faça uma avaliação crítica da sua comunicação e da dos seus concorrentes.
Ainda tem dúvidas sobre a sua estratégia com o Google Adwords? Entre em contato com nossos especialistas.
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