Segundo pesquisa realizada pela revista Meio & Mensagem, os dados sobre o mercado mobile superam as expectativas: 80% dos usuários conectados acessam cerca de 10 apps por dia. Em geral, os apps disponíveis oferecem serviços de relacionamento e comunicação, reservas de hotel, delivery de refeições, logísticos, lojas virtuais de artigos de moda, beleza e esportes, transportes urbanos, dentre muitos outros.

Entretanto, independentemente do ramo de atuação, é importante avaliar se sua marca realmente deve investir em apps. Para isso, você pode clicar aqui e conferir algumas dicas em outro artigo.

Muito bem, se você analisou e entendeu que desenvolver um app é uma decisão estratégica para a sua empresa, o próximo passo é saber como fazer isso, certo? Portanto, acompanhe a leitura para descobrir!

01 | Defina o objetivo

Compreenda qual ou quais são os objetivos do app para que você possa estipular indicadores, acompanhar os resultados e desenvolver um recurso sob medida. Dentre os objetivos podem estar vendas, relacionamento, branding, entre outros.

02 | Escolha o tipo de aplicativo

Existem apps nativos, web e híbridos e cada um possui um funcionamento diferente no smartphone do usuário. Os apps nativos exigem acesso a todos os recursos do aparelho e demanda maior investimento; os web apps funcionam como sites, necessitam de navegadores e acesso à internet para funcionar e não utilizam as funcionalidades do aparelho; já o app híbrido mistura ambos, utilizando parte das funções do smartphone.

03 | Descubra o sistema mais utilizado pelo público

Sua empresa deve, ainda, analisar em qual App Stores o público em potencial se encontra para decidir se o app será desenvolvido no sistema Android ou iOS. Nesse passo, leve em consideração os objetivos definidos na etapa 1.

Se o foco for aumentar receita, por exemplo, optar pelo sistema iOS pode ser a melhor alternativa, pois traz cerca de 75% a mais em receita quando comparado a apps Android. Por outro lado, se o objetivo for divulgar a marca, o Android costuma ser o mais indicado, tendo em vista que a quantidade de usuário da Google Play é superior ao da Apple Store.

04 | Desenvolva um layout funcional e atrativo

O layout é uma das etapas mais importantes, pois é fundamental desenhar e simular cada uma das possibilidades de navegação para deixar o app funcional e intuitivo, permitindo que os usuários acessem as funcionalidades com o menor número de cliques. Além disso, um design bonito e objetivo são características fundamentais para fazer com que o usuário acesse este recurso mais vezes.

05 | Programe

Conte com uma equipe de desenvolvedores ou uma agência de comunicação especializada para desenvolver um app que garanta atributos essenciais como os já mencionados em termos de navegação, beleza e usabilidade. É importante considerar, também, profissionais de suporte para atuar em casos de atualizações, instabilidades ou bugs.

06 | Divulgue e mensure

A sua empresa pode adotar técnicas de otimização, por meio da inserção de palavras-chave relevantes na descrição, screenshots demonstrando as funcionalidades do app e vídeos explicativos. Além disso, é possível divulgar o app nos canais de comunicação da empresa e estimular o uso inclusive entre os colaboradores.

 Quer saber mais? Confira outros artigos relacionados e entre em contato com a Conceito Ideal:
O que são landing pages e como fazer uma?
Sua marca deve investir em APPs?
O que é melhor APP ou site?

Qual a importância de desenvolver sites responsivos?

 Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.