Vamos começar pelo começo?

O marketing não é sinônimo de Comunicação conforme muitos pensam. Ele envolve os 4 pilares de uma empresa que seriam: Produto, Preço, Praça e a Promoção. Ou seja, a Promoção (ou Comunicação) é apenas uma das variáveis do processo que precisa ser compreendido de “ponta a ponta”.

Em uma Clínica Odontológica é preciso entender: quem é o cliente, como ele chega a até a empresa, como ocorre este primeiro atendimento, como a primeira consulta é feita, quem é o responsável pelo fechamento das negociações, o que é feito como fidelização, qual é o preço cobrado, qual é o diferencial da clínica, etc, etc, etc.

Por que digo isso?

Porque não adianta a Comunicação ser feita se a clínica odontológica não está preparada para receber os clientes que vem apenas por indicação. E acredite: existe uma diferença enorme entre os clientes que vem por ações de comunicação e o cliente que vem pela indicação. Veja só:

  • Clientes por indicação – O atendimento por indicação é maravilhoso. A pessoa já vem praticamente “vendida” pois ela recebeu informações de como é o atendimento, qual é preço, como é a tratativa do dentista, etc. Ou seja, a capacidade de conversão da visita em paciente é enorme. Normalmente acima de 70%.
  • Clientes da comunicação – O cliente que veio pela comunicação está pesquisando a possibilidade de ser atendido pela Clínica Odontológica. Ele tem as informações básicas que são passadas pelo site, Facebook, campanha, etc. Mas, não se engane: ele não leu todas as páginas do seu site e tem toda a informação do mundo para tomar uma decisão. Além disso ele está cotando com você e com, no mínimo mais 2 pessoas para ver quem tem o melhor preço ou o melhor poder de convencimento para fechar o negócio. Dentro do universo da comunicação digital ele tem muitas opções de escolha literalmente na palma da mão, na tela do seu celular. Este processo de venda é mais longo e complexo.

O que as Clínicas Odontológicas precisam é sempre de um bom Plano de Marketing pois o Marketing vai se preocupar com a venda como um todo e não apenas a quantidade de entradas que são geradas pelo Plano de Comunicação. Na Conceito Ideal nós elaboramos os planos tanto de Marketing quanto o de Comunicação e temos consultores parceiros específicos para executar ações de configurações de processos e treinamentos que são necessários do ponto de vista administrativo para que tudo o que foi concebido seja executado. Plano só é bom quando ele sai do papel e é realizado.

Se você está a procura de ideias sobre como anunciar a sua Clínica de Odontologia, o artigo que você precisa ler é este:

Como divulgar uma Clínica Odontológica?
Site para odontologia na 1a página do Google
Site para dentistas
Como fazer um site para dentista
Site grátis para dentista
Marketing para odontologia na Capital x Interior
Como atrair mais pacientes para uma clínica odontológica?

Então, vamos começar a trabalhar?

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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