Vamos começar pelo começo?
O marketing não é sinônimo de Comunicação conforme muitos pensam. Ele envolve os 4 pilares de uma empresa que seriam: Produto, Preço, Praça e a Promoção. Ou seja, a Promoção (ou Comunicação) é apenas uma das variáveis do processo que precisa ser compreendido de “ponta a ponta”.
Em uma Clínica Odontológica é preciso entender: quem é o cliente, como ele chega a até a empresa, como ocorre este primeiro atendimento, como a primeira consulta é feita, quem é o responsável pelo fechamento das negociações, o que é feito como fidelização, qual é o preço cobrado, qual é o diferencial da clínica, etc, etc, etc.
Por que digo isso?
Porque não adianta a Comunicação ser feita se a clínica odontológica não está preparada para receber os clientes que vem apenas por indicação. E acredite: existe uma diferença enorme entre os clientes que vem por ações de comunicação e o cliente que vem pela indicação. Veja só:
- Clientes por indicação – O atendimento por indicação é maravilhoso. A pessoa já vem praticamente “vendida” pois ela recebeu informações de como é o atendimento, qual é preço, como é a tratativa do dentista, etc. Ou seja, a capacidade de conversão da visita em paciente é enorme. Normalmente acima de 70%.
- Clientes da comunicação – O cliente que veio pela comunicação está pesquisando a possibilidade de ser atendido pela Clínica Odontológica. Ele tem as informações básicas que são passadas pelo site, Facebook, campanha, etc. Mas, não se engane: ele não leu todas as páginas do seu site e tem toda a informação do mundo para tomar uma decisão. Além disso ele está cotando com você e com, no mínimo mais 2 pessoas para ver quem tem o melhor preço ou o melhor poder de convencimento para fechar o negócio. Dentro do universo da comunicação digital ele tem muitas opções de escolha literalmente na palma da mão, na tela do seu celular. Este processo de venda é mais longo e complexo.
O que as Clínicas Odontológicas precisam é sempre de um bom Plano de Marketing pois o Marketing vai se preocupar com a venda como um todo e não apenas a quantidade de entradas que são geradas pelo Plano de Comunicação. Na Conceito Ideal nós elaboramos os planos tanto de Marketing quanto o de Comunicação e temos consultores parceiros específicos para executar ações de configurações de processos e treinamentos que são necessários do ponto de vista administrativo para que tudo o que foi concebido seja executado. Plano só é bom quando ele sai do papel e é realizado.
Se você está a procura de ideias sobre como anunciar a sua Clínica de Odontologia, o artigo que você precisa ler é este:
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Como atrair mais pacientes para uma clínica odontológica?
Então, vamos começar a trabalhar?
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