Crises de imagem são praticamente inevitáveis. Cedo ou tarde elas podem aparecer e como essas situações surgem sem hora marcada, a recomendação é realizar um bom plano de gestão de crise para garantir que a sua empresa haja de maneira rápida e assertiva frente a uma eventualidade. Porém, como saber se a sua empresa está diante de uma crise de imagem? Confira este artigo e conheça algumas dicas!

01 | Monitore as redes sociais

Acompanhe os canais de comunicação da sua empresa frequentemente. Na lista, inclua redes sociais, sites de reclamação, comentários na internet, notícias na imprensa, aplicativos, caso haja, etc. Esses canais costumam ser os primeiros receptores de reclamações ou críticas negativas relacionadas ao produto/serviço, atendimento e prazos.

Veja também: Conheça ferramentas para monitoramento em redes sociaisO que é gestão de crise e como evitá-la na sua empresa?

 02 | Acompanhe os pontos de vulnerabilidade

No processo de elaboração do Plano de Gerenciamento de Crises, uma das etapas é reunir profissionais de todas as áreas para realizar um levantamento e analisar cada um dos processos internos, identificando pontos críticos e passíveis de desencadear crises. Com essas informações em mãos, deve-se acompanhar esses fatores e, ao primeiro sinal de possibilidade de riscos, o ideal é convocar o comitê de Gestão de Crise para avaliar o cenário.

Veja também: O que é e como fazer um Plano para Gestão de Crises de Imagem para empresas? e Quais os principais motivadores de Crises de Imagem Corporativa?

 03 | Analise as métricas e indicadores

Analisar as métricas e indicadores de resultado da empresa também é uma alternativa para verificar a reação do público após uma nova campanha ou, ainda, uma experiência. O baixo engajamento e os comentários de consumidores são alguns dos aspectos que podem indicar um boicote ou desaprovação do público e, dependendo da situação, deve-se adotar rapidamente uma postura mais ativa.

Dúvidas?

Entre em contato com a Conceito Ideal que possui consultorias e programas específicos com parceiros para trabalhar Crises de Imagem. Também desenvolve um treinamento específico destinado a posturas de Marketing Digital para PMEs que envolvem a comunicação e orientações para equipe interna.

Veja também outros artigos e cases relacionados a crise de imagem:
Gestão de crise de imagem – Por que fortalecer a reputação da marca é tão importante?
Gestão de imagem: Como responder às críticas e reclamações na internet?
O que não fazer em Gestão de Crise de Imagem nas redes sociais?
Gestão de imagem: Quais são as possíveis repercussões de uma crise de imagem?

Para conhecer mais sobre este trabalho, solicite uma proposta!

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.