A crise pode decorrer de um acidente, uma catástrofe natural, um desvio de conduta da liderança, além de diversas outras causas como as relacionadas neste outro artigo aqui. Quando esses eventos acontecem, desestabilizam as empresas de tal forma que podem gerar danos desastrosos em termos financeiros e de imagem.

A facilidade de manifestar opiniões nas mídias sociais, por exemplo, promoveu uma mudança significativa no comportamento dos consumidores. Esse novo hábito fez com que empresas observassem ainda mais os seus processos com o objetivo de evitar que uma experiência ruim afete a credibilidade da marca frente a outras pessoas. Entretanto, quando se fala em gestão de crise é fundamental trabalhar com a prevenção, implementando boas práticas e acompanhamento constante.

A crise em si é qualquer situação que ameace prejudicar pessoas e propriedades, danificando sua reputação. Ou seja, atuar com a prevenção de uma crise é, sem dúvida, a melhor alternativa. Nesse sentido, a Conceito ideal relacionou algumas dicas para você. Confira a seguir!

01 | Construa e fortaleça a reputação de imagem

Para evitar uma crise é fundamental construir a reputação de marca. Em geral, isso é possível por meio de iniciativas que demonstrem transparência, ética e confiança aos seus stakeholders, a começar pelo público interno. Por isso, invista no bom atendimento, na qualidade de seus produtos e serviços e no relacionamento frequente e saudável com seus clientes.

02 | Crie um comitê de gestão de crise

O planejamento é a chave para ter sucesso em momentos de crise. Portanto, convide representantes estratégicos de cada área de negócio e forme um Comitê de Gestão de Crises. Essa equipe tem a responsabilidade de mapear os cenários e os stakeholders, controlar os rumores, orientar os colaboradores e comunicar-se com a imprensa e/ou o público em si. Documente todo o plano com os procedimentos a serem seguidos e faça simulações.

 03 | Monitore os canais de contato e relacionamento

Acompanhe os canais de comunicação da empresa com regularidade. Ouça o seu público, compartilhe informações relevantes, prepare-se para responder e solucionar críticas negativas de maneira gentil, seja ágil no retorno e incentive o feedback positivo. Ao primeiro sinal de que algo não vai bem e que facilmente pode se tornar uma crise, acione o comitê e implemente o protocolo.

Conheça aqui algumas ferramentas de monitoramento.

04| Incentive o feedback positivo

Em pesquisa publicada no site Media Mosaic, 73% dos consumidores afirmam que boas informações da empresa as fazem confiar mais no negócio e 80% asseguram que cancelariam um pedido pela internet se encontrassem comentários negativos na web. Esses dados demonstram a importância de incentivar o envio de feedbacks por parte dos consumidores. Além de servir de termômetro para as adequações de seus processos, estes feedbacks também ajudarão na construção da reputação da empresa e, consequentemente, na melhoria dos resultados.

Quer saber mais sobre Crises de Imagem? Confira outros cases e artigos:
Cases de Crises de Imagem – Parte 1
Cases de Crises de Imagem – Parte 2
Difamação empresarial – ações de indenização
Crises em Redes Sociais – O que fazer?
Falaram mal da minha empresa na internet. Como devo agir?
O que fazer após superar uma crise de imagem na empresa?

A Conceito Ideal possui consultorias e programas específicos com parceiros para trabalhar Crises de Imagem. Também desenvolvemos um treinamento específico destinado a posturas de Marketing Digital para PMEs que envolvem a comunicação e orientações para equipe interna. Quer conhecer mais sobre este trabalho? Solicite uma proposta!

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.