Crises de imagem podem impactar seriamente os negócios, prejudicando a reputação, a confiança e causando perdas financeiras significativas. É importante entender que crise denota uma situação de urgência, exige decisões rápidas e, consequentemente, agilidade na ação. Embora haja pouca probabilidade de ocorrência, pode ter seus danos devastadores e por isso, as empresas precisam estar sempre preparadas. Veja aqui o que é e como fazer um Plano para Gestão de Crises de Imagem!

A crise pode estar relacionada a fatores internos ou externos à companhia. Nesse sentido, a recomendação é que os integrantes do comitê de Gestão de Crise mapeiem criteriosamente todas as possíveis origens de conflitos, de acordo com a especificidade do seu negócio.

Sendo assim, confira a seguir os principais motivadores de Crises de Imagem Corporativa e as considere quando for desenvolver o seu plano!

01 | Crise provocada por eventos naturais

As crises provocadas por desastres naturais são extremamente delicadas, afinal, mais do que qualquer outra situação, costumam ser totalmente imprevisíveis tanto no que diz respeito ao acontecimento como em relação à sua dimensão. Além disso, a visibilidade tende a ser maior, pois, normalmente, causam vítimas e impactos ambientais.

Em 2011, por exemplo, um terremoto no Japão provocou um tsunami e um acidente na usina nuclear de Fukushima, matando muitas pessoas e gerando uma grave crise na Toyota (montadora de automóveis). Em decorrência do desastre, a linha de produção de automóveis em cinco fábricas europeias foi suspensa por oito dias. A crise foi tamanha que a empresa necessitou dar férias coletivas aos colaboradores e, além de suspender a produção, fechou fábricas, inclusive no Brasil.

02 | Crise tecnológica

Vírus, falta de energia, defeitos em equipamentos, falhas técnicas e vazamento de informações são preocupações cada vez mais comuns em empresas. Isso se deve ao aumento das atividades online e às inúmeras trocas de dados que ocorrem diariamente.

Recentemente, o escândalo sobre a compra de dados do Facebook pela Cambridge Analytica foi notícia em diversas mídias e levantou a discussão do uso das informações em redes sociais e na internet, de modo geral. O caso envolveu a denúncia da coleta de dados de usuários para influenciar a opinião de milhares de eleitores nos EUA. Para se ter uma ideia dos impactos, a crise de imagem do Facebook gerou perda de bilhões de dólares à empresa, evasão de usuários e desconfiança de muitas pessoas.

03 | Crise de liderança

Por se tratar de um fator interno da organização, a crise de liderança tende a ser mais fácil de prevenir. Entretanto, assim como os demais motivadores, esse também pode trazer grandes danos à imagem corporativa, pois além dos possíveis prejuízos organizacionais, impacta na confiança e engajamento dos demais colaboradores. Casos mais frequentes estão relacionados às práticas de corrupção, cartel e discriminação.

04 |Crise de produto ou atendimento

Adicionado aos assuntos abordados anteriormente, a sua empresa também está sujeita às crises de produto ou atendimento que são ocasionadas, respectivamente, por um defeito e falha de segurança de um produto ou, ainda, um atendimento inadequado aos clientes.

Veja aqui um exemplo de crise de produto que ocorreu com a Samsung em 2016, quando foram constatados inúmeros casos de explosão de baterias de aparelhos Galaxy Note 7.

Quer saber mais sobre crise de imagem? Acesse os conteúdos abaixo!
Cases de Crises de Imagem – Parte 2
Difamação empresarial – ações de indenização
Crises em Redes Sociais – O que fazer?
Falaram mal da minha empresa na internet. Como devo agir?
Dicas para gerir crises em redes sociais

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