A crise de imagem é ocasionada por um ou mais eventos negativos envolvendo a empresa. Esses acontecimentos têm grandes chances de afetar a reputação e, consequentemente, a lucratividade. No entanto, ainda que haja um Plano de Gestão de Crise bem elaborado e iniciativas sólidas, nenhuma empresa está imune de passar por momentos de crise.

Para saber como evitar uma crise, confira este outro artigo aqui.

Assim como é importante ter um planejamento e agir sempre de maneira preventiva, após uma crise, a empresa deve se preocupar com os possíveis impactos causados e quais ações precisam ser tomadas para superar esta fase.

Antes de mais nada, quando terminar o período crítico da crise, faça uma avaliação criteriosa dos acertos e erros desse processo para que o contexto ajude a aprimorar o plano e, se possível, aplique uma pesquisa junto aos públicos de interesse para compreender o quanto a imagem e a reputação foram afetadas.

A partir desses dados, a companhia poderá restabelecer sua rotina e processos, além de direcionar os esforços de comunicação a fim de reparar e fortalecer qualquer dano que tenha afetado sua performance. O trabalho envolve um bom planejamento de comunicação, com iniciativas focadas e com metas claras.

Além disso, tente converter a crise em oportunidade. Como exemplo, veja o caso da Luiza Helena Trajano, dona da Magazine Luiza:

Em 2016, durante a passagem da Tocha Olímpica na cidade de Franca, a empresária foi uma das convidadas a conduzir a tocha. Porém, durante o trajeto, Luiza se desequilibrou e caiu. Esse fato gerou bastante repercussão de pessoas debochando e outras demonstrando solidariedade.

Ao invés de abafar o caso, como normalmente ocorre, a Luiza usou o acontecimento a seu favor, publicando uma mensagem bastante pertinente em sua conta do Instagram. Somado a isso, logo lançou a hashtag #CairFazParte, anunciando a queda dos preços dos produtos. Confira:

Crises De Imagem Luiza

Crises De Imagem Luiza 2

Embora existam caso em que utilizar-se do humor é uma estratégia favorável, às vezes, determinadas crises demandam um certo afastamento para que, aos poucos, a situação possa ser controlada. Em casos de produtos com defeitos ou situações mais graves, por exemplo, o melhor é divulgar notas de esclarecimento ou pedidos de desculpa e esperar o tempo necessário para que a imagem se restaure.

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