Como você pode ver nesse artigo aqui, o sucesso das empresas está intimamente relacionado à sua reputação e imagem. Por isso, esse é um aspecto que não pode ser negligenciado! Mas a grande questão é: o que fazer quando uma crise surgir? Quais profissionais você deve acionar para auxiliar a sua equipe interna? É exatamente sobre isso que vamos falar hoje!

Em um cenário de crise de imagem é fundamental que a sua empresa esteja amparada por alguns profissionais que farão a gestão de informações de forma estratégica no contexto midiático e gerencie a partir da visão dos stakeholders e ofereça atendimento 24 horas por dia. Veja a seguir algumas áreas essenciais para esta missão.

01 | Agência de comunicação

Contar com o suporte de uma agência de comunicação em momentos de prevenção ou em situações de crise é extremamente estratégico. Além de orientar os membros do Comitê, a agência também pode desenvolver instrumentos de comunicação com o objetivo de manter todos os públicos sempre informados sobre a versão oficial dos fatos. Algumas das possibilidades são:

  • Email marketing segmentado por público;
  • Notas em murais;
  • Banners e conteúdos oficiais para aplicação na intranet e/ou no site;
  • Monitoramento e gestão das mídias sociais.

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02 | Assessoria de imprensa

Relacionar-se com a imprensa tem uma peculiaridade importante: é uma maneira de impactar muitas pessoas ao mesmo tempo, afinal, tem como característica o alto alcance. Porém, a mensagem precisa ser bem pensada para que não prejudique ainda mais a situação.

A assessoria de imprensa tem um papel de destaque nesse sentido, pois entende o que a imprensa poderá questionar, sabe como comunicar o fato e quais veículos buscar para garantir a fidelidade da informação. Além disso, esses profissionais poderão orientar os porta-vozes de como se relacionar com a imprensa. Confira algumas dicas:

  • Seja objetivo(a);
  • Mantenha a calma mesmo em perguntas desagradáveis;
  • Evite entrar em polêmica e não discuta com o jornalista;
  • Evite termos técnicos para que todos os públicos compreendam a mensagem;
  • Se não entender a pergunta, não se sinta constrangido(a) em perguntar novamente;
  • E, por fim: prepare-se! Anote as perguntas mais prováveis e analise as respostas apropriadas.

03 | Assessoria jurídica

Assim como os ambientes físicos, os virtuais também não estão isentos de regras jurídicas. Trocas de emails e arquivos, compra em lojas virtuais, opiniões em blogs, negociação de contratos ou qualquer outra forma de relacionamento entre consumidor e empresa podem gerar consequências e reponsabilidades.

Em momentos de crise, o papel do(a) advogado(a) é assessorar a empresa de modo a preservar sua imagem perante o mercado e a sociedade. Isso significa que o profissional está apto a alinhar a defesa técnica com a satisfação adequada à opinião pública.

Leia também: Difamação empresarial – ações de indenização

Viu só? O importante é frisar que, em situações de crise, a empresa precisa se comunicar de maneira assertiva, escolhendo os públicos e as mensagens com o suporte de parceiros estratégicos a fim de eliminar possíveis polêmicas.

Quer saber mais sobre Crises de Imagem? Confira outros cases e artigos:
Cases de Crises de Imagem – Parte 1
Cases de Crises de Imagem – Parte 2
Crises em Redes Sociais – O que fazer?
O que é gestão de crise e como evitá-la na sua empresa?
Dicas para gerir crises em redes sociais

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