Loading...

Crise de Imagem

É possível prevenir crises de imagem?

Segundo pesquisas publicadas no site Media Mosaic, 70% das pessoas confiam completamente ou parcialmente nas informações obtidas na rede social; 73% dos consumidores afirmam que boas informações da empresa as fazem confiar mais no negócio; 50% dos clientes estão mais propícios a escolher um negócio local, após ler comentários positivos e 80% asseguram que cancelariam um pedido pela internet se encontrassem comentários negativos na web. Diante desses dados fica fácil perceber o quão importante é garantir que a sua empresa seja bem avaliada pelos clientes no meio online para prevenir crises de imagem e possíveis descrenças na marca ou no [...]

4 de Maio de 2018|Categorias: Crise de Imagem|

Dicas para gerir crises em redes sociais

Uma crise de imagem pode significar sérios problemas para uma empresa, afinal, a reputação de uma marca é um dos fatores que mais impactam na tomada de decisão do consumidor. Pensando em um cenário em que o hábito do cliente é acessar a internet e os canais de contato de uma empresa para determinar se a mesma é confiável ou não, qualquer tipo de crítica ou comentário negativo pode ser o suficiente para impedir o crescimento de uma organização. Além do consumidor, é importante avaliar os impactos sob o ponto de vista de outros stakeholders que direta ou indiretamente podem [...]

4 de Maio de 2018|Categorias: Crise de Imagem|

Falaram mal da minha empresa na internet. Como devo agir?

Ao decidir divulgar uma marca ou estabelecer um relacionamento com o público, as empresas abrem as portas para iniciar a comunicação com consumidores, formadores de opinião, fornecedores, influenciadores e assim por diante. Porém, diferentemente do que acontecia pouco tempo atrás em que os comentários ficavam restritos ao ambiente familiar e pessoas próximas, com a internet essa realidade ficou bastante diferente. Hoje, quando alguém desaprova um produto, serviço ou posicionamento, costuma comentar em seu perfil nos mais diferentes canais como blog, Facebook, Twitter, entre outros, e em poucos segundos, essa postagem pode alcançar um número surpreendente de pessoas. Diante desse cenário, [...]

4 de Maio de 2018|Categorias: Crise de Imagem|

Crises em Redes Sociais – O que fazer?

O avanço na democratização ao acesso à internet e o surgimento das redes sociais deram voz a muitos consumidores que, até então, sentiam falta de ferramentas que permitissem propagar comportamentos e práticas inadequadas das empresas. Essa nova realidade fez com que as companhias ficassem ainda mais atentas ao atendimento e exigiu, também, habilidades para gerir comentários e críticas que, muitas vezes, comprometem a imagem corporativa. O medo de lidar com crises nesse sentido são bastante comuns, porém esse sentimento deve ser substituído por um planejamento detalhado para garantir agilidade e precisão para tratar situações indesejadas. Apesar da imprevisibilidade dos fatos, [...]

4 de Maio de 2018|Categorias: Crise de Imagem|

Difamação empresarial – ações de indenização

Ao contrário do que muitos acreditam, a internet não está isenta de regras jurídicas. Em princípio, um ato ilegal praticado no meio digital seja em redes sociais, trocas de emails e arquivos, negociação de contratos, compra em lojas virtuais, blogs ou qualquer outra forma de interação eletrônica, pode gerar consequências e reponsabilidades. Injúria, calúnia ou difamação, por exemplo, são crimes, independentemente do ambiente em que são praticadas, e podem ocasionar direito de indenização. Observe que tanto o agressor como divulgador ou apoiador da agressão são considerados responsáveis. Vale notar também que nos casos de injúria ou difamação, é irrelevante o [...]

4 de Maio de 2018|Categorias: Crise de Imagem|

Cases de Crises de Imagem – Parte 1

As mídias sociais se tornaram canais poderosos tanto no sentido de potencializar o alcance de uma marca ou mensagem como de dar voz à consumidores insatisfeitos com produtos e posicionamentos de empresas. Desde o boom das redes sociais até os dias de hoje, inúmeras foram as empresas que vivenciaram momentos difíceis que exigiram jogo de cintura e planejamento para gerir e reverter crises de imagem, minimizando ao máximo os possíveis impactos em termos de reputação e vendas. Um fato curioso de se observar é que esse tipo de situação deixou de ser exclusividade de empresas grandes. Com a popularização da [...]

4 de Maio de 2018|Categorias: Crise de Imagem|

QUER GERAR RESULTADOS?

WhatsApp chat